quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Empadão de Frango

Como Fazer: Empadão de Frango

Empadão de Frango | Gordelícias
Sempre tive vontade de fazer empadão. Porém, o “medinho” de não conseguir trabalhar a massa de maneira correta, fazer lambança e sair qualquer coisa do forno MENOS um empadão adiaram a execução dessa receita.
Até alguns dias atrás. Pedi dicas para minhas amigas que volta e meia fazem o danado e acabei adaptando as receitinhas para os ingredientes que tinha em casa. Ao invés de usar manteiga (ou margarina) na massa, usei gordura vegetal – o que deixa a massa mais crocante. Para o recheio, o clássico frango desfiado com requeijão – e uns pedacinhos de palmito. E não é que deu certo?
Essa massa rende bastante. Aqui em casa rendeu uma forma redonda (25cm) e outra forma quadradinha.

Empadão de Frango

.

Ingredientes

Para a massa
  • 250 g de gordura vegetal
  • 500 g de farinha de trigo (usei da branca)
  • Água gelada (usei 1/4 de xícara para dar ponto)
  • Sal à gosto
Para o recheio
  • 500 g de frango desfiado
  • 1/2 pote de requeijão cremoso
  • 1/2 lata de tomate pelado – se não tiver, use 2 tomates
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho picado
  • Cheiro verde à gosto
  • Colorau à gosto (sempre uso quando quero deixar o frango coradinho)
  • 100 g de palmito (cortadinho)
  • 2 gemas (para pincelar o empadão)

Modo de Preparo

1. Antes de começar a trabalhar a massa, gosto de preparar o recheio. O escolhido para esse empadão foi o frango desfiado. Para fazê-lo, não tem muito segredo. Cozinhe dois peitos de frango desossados (coloque temperos na água para do cozimento para deixá-lo ainda mais saboroso – cheiro verde, tomilho, cebola em casca, alho) por aproximadamente 8 minutos em fogo médio. Feito isso, desfie o seu frango. Refogue na cebola e alho picado, com um fio de óleo. Acrescente o tomate, mais cheiro verde, colorau (pra dar uma corzinha). Quando o frango estiver no ponto, acrescente o palmito e, por fim, o requeijão. Reserve.
2. Enquanto o recheio esfria, teremos tempo para fazer a massa. Em um bowl, coloque a farinha e a gordura vegetal em pedacinhos. Vamos misturar os dois ingredientes com as mãos. É quase uma terapia “dissolver” os pedaços de gordura na farinha. Se sentir que a massa não deu ponto (nem esfarelando tanto nem pegajosa), coloque um pouco de água gelada. Eu usei mais ou menos 1/4 de xícara.
3. Quando a massa estiver no ponto, vamos abri-la para o fundo da forma. Tenha em mente que é preciso ter massa para a tampa. O ideal é deixarmos a massa tanto do fundo quanto da tampa com uma espessura não muito grossa senão teremos um empadão massudo. Achei mais fácil abrir um pouco da massa com rolo, acomodando a mesma na forma. Daí com os dedos, fui pressionando para deixá-la com uma espessura bacana (depois vejam a foto do passo à passo).
Empadão de Frango | Gordelícias
4. Espalhe o recheio sobre a massa. Por cima dela, vamos colocar a tampa. Para fazer a tampa, use o rolo novamente (aqui é importante). Ajuda se você abrir a massa entre duas folhas de plástico filme, assim você usa o plástico para “aplicar” a tampa sobre o empadão. Se alguns pedacinhos “racharem” ou se for necessário fazer “retalhos, fique tranquilo que depois que o empadão for ao forno, esses detalhes nem aparecem.
5. Pincele o empadão com as gemas. É a gema que vai dar aquele acabamento bonito que vemos nos empadões dos restaurantes. Leve-o ao forno pré-aquecido a 200 graus. Asse por 30 minutos ou até notar que a massa está cozida e o topo bem dourado.
empadao-frango_gordelicias5
empadao-frango_gordelicias7
Como usamos gordura vegetal, a massa fica bem crocantinha e saborosa – além de clarinha. Na hora de cortar ele esfarelou um pouco mas eu não me importei não. Acho que fica até mais gostoso, delicado, sabe? Receita aprovadíssima aqui em casa!
Caso você não queira usar frango com requeijão, pode usar outros recheios como palmito, ricota com espinafre, carne moída…
Rendimento: 2 tabuleiros médios.

Fonte: http://gordelicias.biz/index.php/2014/02/05/como-fazer-empadao-de-frango/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gordelicias+%28Gordel%C3%ADcias%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF