quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cuzcuz doce de tapioca

Mês passado fui a uma festa junina a convite da amiga Dani do blog Casa de Farinha, onde comi esse bolo de cuscuz. Pedi a receita a Dani e assim que ela me passou comprei os ingredientes que faltavam e fiz meu bolo de tapioca. Só que teve um pequeno problema que estragou toda minha receita, a tapioca que eu tinha não era tapioca, era sagu, e sagu não é a mesma coisa que tapioca. 
Na receita pede para molhar o conteúdo do pacote com um litro de leite, então foi o que fiz. O problema é que os grãos do sagu não ficavam moles por nada! Deixei de molho na geladeira de um dia para o outro mesmo sabendo que não precisava desse tempo todo para preparar o bolo. No dia seguinte vi que tinha estragado toda minha receita e que realmente só dava para comer se pensasse em outra coisa qualquer que não era o desejado bolo de tapioca.
No final de semana seguinte não me aguentei e comprei a tal da tapioca em grãos. Percebi que realmente o sagu é muito duro e que só lembra o sagu, mas não é a mesma coisa. Os grãos da tapioca ficam moles bem rapidinho. Você terá uma sobremesa rápida, gostosa e que renderá bastante.
Fiz meu bolo de tapioca e comi como nunca. Aqui está a receita assim como Dani me enviou e como eu fiz, com pequenas exceções entre parênteses. 

Acho que essa receita é uma ótima sugestão para vários momentos comemorativos, ou não. É uma receita gostosa, mais ou menos leve por não levar muito açúcar e gorduras. Na verdade, a gordura que tem nesse bolo é a gordura do bem (gordura do coco), já que não iremos consumir em grande quantidade ou a longo prazo. 

Experimentem!




Ingredientes3 xícaras (chá) de tapioca em grãos (a quantidade é exatamente 1 pacote da
marca York)
1 xícara e meia de açúcar (coloquei só 3 colheres)
2 vidros de leite de coco (usei 1 metade de um coco fresco para fazer o leite)
1 pacote de coco ralado (usei 1metade de coco ralado fresco)
1 litro de leite fervido, mas já morno quase frio
Leite condensado (para usar como cobertura, se quiser)


Modo de Preparo


Em uma vasilha ou pirex, despeje a tapioca e reserve
Misture o leite de coco, o coco ralado e o açúcar ao leite fervido, já morno
Adicione essa mistura à tapioca no pirex, mexa, cubra com um pano (ou tampa)
e deixe descansar, mexendo de vez em quando
Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite
Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca
O ideal é que deixe um pouco mole, pois após colocar na geladeira, endurece mais um pouco
O "cuscuz" deve ficar com a consistência de um arroz doce bem cremoso
Sirva gelado, regado com leite condensado

Fonte: http://www.eumulher.com/2011/08/bolo-de-tapioca-cuscuz-doce-de-tapioca.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF