- Não consegui achar um nome apropriado para esse doce. Não se trata de um bolo exatamente pois é bem úmido e com uma massa mais compacta. Mas também não é um pudim. Uma coisa é certa: é delicioso. Sirva-o ainda morno, com uma bola de sorvete, uma bela colherada de creme de leite fresco batido em chantilly ou não; e de preferencia no mesmo dia. Apesar de que, algumas pessoas alegam terem me visto beliscando pedacinhos caramelizados desse bolo-pudim de banana no café da amanha do dia seguinte…
- Receita ligeiramente adaptada do The Guardian
- 150 gramas de farinha de trigo
- ½ colher de chá de fermento em pó
- 100 gramas de açúcar
- ½ colher de chá de sal
- 4 bananas pequenas/medias, bem maduras
- 1 ovo
- 250 ml de leite
- 100 gramas de manteiga sem sal, derretida, a temperatura ambiente
- 70 gramas de açúcar mascavo
- 120 ml de agua filtrada
- 1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte um pirex quadrado de 20 cm, com manteiga e reserve.
- 2. Numa vasilha misture a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal. Em outra vasilha maior, ponha 2 bananas e amasse bem com um garfo. Adicione o ovo, o leite, a manteiga derretida morna, e misture bem.
- 3. Junte os secos (farinha, açúcar, fermento etc.) a mistura de banana. Mexa com cuidado e despeje no pirex preparado. Pique as duas bananas restantes em rodelas e arrume em cima da massa. Polvilhe com o açúcar mascavo, e bem devagar, despeje a agua por cima. Leve ao forno por 30/35 minutos ou até o bolo estar dourado e uma faca sair limpa do centro.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Bolo-Pudim de Banana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário