quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feijoada carioca

Na casa de todo bom carioca tem que rolar uma feijuca de vez em quando. E o que melhor do que comer uma gostosa feijoada, acompanhada de uma cerveja gelada, na companhia de amigos (pq feijoada não é almocinho romântico, vamos combinar)?? Para quem ainda não sabia, o casal é importado do Rio de Janeiro e atualmente figura em terras pernambucanas, rs!
Fazer feijoada é bem simples, mas o preparo dela tem q começar bem antes, de preferência no dia anterior, quando você deve deixar o feijão e os salgados de molho – separados, please e trocando a água dos salgados pelo menos umas 3 vezes. Se vc decidiu fazer em cima da hora, no problems, deixe o feijão de molho enquanto você dá uma fervura nos salgados para tirar o sal. Você pode fazer umas 2 vezes, ferveu, trocou a água, ferveu de novo, jogou a água fora!
Os salgados serão os de sua preferência, mas aqui em casa a carne seca (ou charque em terras pernambucanas), linguiça calabresa, bacon e, de vez em quando,  a costelinha são os preferidos.
Vamos ao preparo! Numa panela de pressão coloque o feijão, e pode aproveitar a água que ele ficou de molho, junto com os salgados, umas folhinhas de louro (para 1/2k de feijão umas 3 bastam) e complete com água até todos os ingredientes ficarem cobertos. Agora é deixar a panela esquecida no fogo alto por uns 20 min depois de começar a apitar. Depois desse tempo, abra a panela, dê uma mexida, veja se precisa colocar um pouquinho mais de água e pressão de novo por mais uns 20 min.
Geralmente depois desses 40 min, a feijuca do Rafa tá pronta, mas o tempo pode variar, o ponto ideal é o feijão macio sem estar desmanchando, as carnes bem cozidas e o caldo grossinho.
Agora é refogar, à parte, bemm muito de alho no azeite, até ele ficar bem torradinho, juntar uma cebola picadinha e jogar no feijão e se for preciso acertar no sal. Se o caldo já estiver no ponto é só misturar e deixar pegar o gosto por mais 5 min em fogo alto, mas se o caldo tiver mais ralo, deixe engrossar com a panela tampada por mais uns 15 min.
Admito que só de olhar pra foto já me deu vontade de comer esse feijão com um arroz branquinho, uma couve refogada e um tiquinho de farofa… hummm delícia…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF