quinta-feira, 31 de março de 2016

Torta de Banana

(Torta de Banana)



 

Antes de mais nada preciso pedir desculpas pelo longo período sem aparecer por aqui. Essa é uma repostagem a pedidos.

 A história dessa banoffee pie é curiosa. A primeira vez que comi uma fatia foi naquela viagem que fiz a Curitiba no ano passado. Saí para almoçar com meu amigo Eduardo, que me levou a um restaurante perto do trabalho dele. Eu lembro dele falando: Você precisa provar essa torta, é muito boa. E realmente era muito boa mesmo. Voltei para Campinas e São Paulo e nunca mais comi da torta. Até que nas últimas férias de julho lembrei-me da torta e resolvi procurar na internet, pra ver se achava a receita, e achei algumas.

Essa que apresento aqui foi retirada de um outro blog, o Naco Zinha , uma delícia de blog. Podem fazer essa torta que vocês receberão elogios.


Ingredientes:


  •     200 g de biscoito maizena
  •     100 g de manteiga sem sal
  •     500 g de creme de leite fresco pasteurizado (não pode ser o de lata e nem o de caixinha)
  •     2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
  •     1 lata de leite condensado
  •     5 bananas nanicas maduras, porém não muito.







Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água. Acenda o fogo, deixe a água da panela ferver e quando o chiado da pressão começar, conte 35 a 40 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Só então abra a panela e deixe agora a latinha esfriar. Quando estiver fria, abra a lata, retire o doce de leite e reserve. Não tente abrir a lata ainda quente senão você poderá sofrer sérias queimaduras. Se quiser pode utilizar um doce de leite comercial, mas nada se compara ao doce de leite feito com leite condensado.




Passo 2: No copo do liquidificador coloque os biscoitos maizena e triture-os bastante até formar uma farinha. Agite o liquidificador enquanto ele funciona, para facilitar.








Passo 3: Corte a manteiga em pedaços e junte à farinha dos biscoitos. Molde a massa com as pontas dos dedos até que a farinha incorpore toda a farinha.


 

Passo 4: Pegue uma forma com fundo removível de 26 cm de diâmetro. Forre com a massa e aperte com os dedos para formar o fundo da massa.





 




Passo 5: Leve a massa para assar a 180 graus por aproximadamente 15 minutos. A minha ficou um pouco mais e quase queimou.






Passo 6: Coloque todo o doce de leite sobre a massa.






Passo 7: Por cima do doce de leite, coloque as rodelas de banana.




Passo 8: Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos. Muito cuidado para que não vire manteiga, pois é creme de leite fresco. Na dúvida, vá batendo o chantilly, desligue de vez em quando e prove para saber se já está bom. O ponto de viragem para manteiga é instantâneo e, se acontecer, você perde todo o creme de leite.




Passo 9: Com o auxílio de uma manga (saco de confeitar) aplique o chantilly sobre as bananas.





















Passo 9: Leve a torta para a geladeira. Sirva bem gelada. Pode também polvilhar chocolate em pó sobre a torta. Como eu fiz a torta duas vezes nesse mês, tenho fotos com o chocolate em pó sobre a torta e fotos sem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF