terça-feira, 24 de abril de 2012

Rocambole de Batata

Rocambole de Batata / Travesseiro Gostoso

Meus filhos sempre gostaram muito desse rocambole e tenho certeza de que vocês também vão gostar, apesar de haver pela net muitas receitinhas parecidas.

Mas, para mim ela é especial, tem gostinho de saudade... sabem como é?!

Vamos à receita:

Ingredientes da massa:

- 3 batatas grandes cozidas e espremidas
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de queijo ralado
- 3 ovos batidos

Modo de Preparo:


Em uma tigela misture todos os ingredientes e transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e trigo. Leve para assar em forno médio até que comece a ficar dourado e soltando das laterais.

Desenforme sobre um pano úmido e limpo, coloque o recheio que mais gostar, nessa receita usei um refogadinho de carne moída bem gostoso, mas se pode fazer com frango, legumes ou queijo e presunto... enfim, como você preferir.

Enrole como um rocambole, transfira para um prato de servir e, se desejar, coloque por cima um molho de tomate bem gostoso e queijo ralado.

Por si só já é uma bela refeição, mas você pode servir com uma salada de legumes variados, arroz e feijão!

Bom Apetite!!!
 
Fonte: http://www.nabiroskinha.com/2012/04/rocambole-de-batata-travesseiro-gostoso.html
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bolo de Chocolate Recheado de Forno

Molhadinho em cima, fofinho embaixo e com a cobertura crocante

ingredientes

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • ½ litro de leite
  • 2 gemas
  • 2 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 lata de creme de leite

Massa

  • 100 g de margarina
  • 2 gemas
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 claras batidas em neve

Cobertura

  • 300 g de chocolate meio amargo picado

modo de preparo

Recheio

1°- Coloque numa panela 1 lata de leite condensado, ½ litro de leite, 2 gemas e 2 ½ colher (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar. Desligue o fogo, adicione 150 g de chocolate meio amargo picado e misture até derreter o chocolate. Deixe esfriar e acrescente 1 lata de creme de leite.

Cobertura

2º- Retire 2 xícaras (chá) de creme de chocolate (feito acima), coloque numa panela e adicione 300 g de chocolate meio amargo picado. Leve ao fogo médio mexendo sempre até o creme deslizar da colher (+/- 6 minutos). Reserve.
3°- Coloque o restante do creme de chocolate num saco plástico e reserve.

Massa

4°- Numa batedeira coloque 100 g de margarina, 2 gemas e 1 ½ xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar um creme claro (+/-10 minutos). Desligue a batedeira e adicione 6 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata até formar uma mistura homogênea (+/- 5 minutos). Desligue a batedeira e acrescente 2 claras batidas em neve e misture delicadamente.
5°- Coloque numa assadeira untada e enfarinhada metade da massa de chocolate (feita acima). Faca um pequeno furo no saco e espalhe o recheio de chocolate levemente sobre a massa e cubra com o restante da massa de chocolate. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 h. Retire do forno e deixe esfriar.

Montagem

6°- Desenforme o bolo num prato de servir, cubra com a cobertura de chocolate (reservado acima), decore com granulado de chocolate e sirva em seguida.

Fonte: http://www.receitas.com/maisvoce/bolo-de-chocolate-recheado-de-forno-4f44c5be02d9397bba0016f3

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Receita de Vatapá

Receita de Vatapá Finna
Em homenagem ao dia da Independência do Brasil, esta semana será toda dedica à pratos típicos de nosso país. Hoje, a grande homenageada será a região Nordeste, com suas iguarias culinárias.
Nascido na Bahia, o Vatapá é usado como o recheio do acarajé, mas é também servido com outros acompanhamentos, como o arroz branco. Sua massa pode ser feita com farinha de trigo ou pão. O únicos ingredientes que não podem faltar são camarões suculentos escolhidos à dedo para a decoração e muito azeite de dendê.
Siga a receita e aproveite as ricas delícias da culinária Nordestina!
Ingredientes:
500g de camarão seco
2 litros de leite de coco (de preferência natural)
150g de amendoim torrado e sem a pele
150g de castanha de caju
½ molho de cheiro verde
½ molho de coentro
4 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
2 xícaras de azeite de dendê
1 colher de azeite de oliva
3 xícaras de farinha de trigo Finna ou aproximadamente 10 pães franceses amanhecidos
sal
1 pequeno pedaço de gengibre ralado
Modo de preparo:
Limpe os camarões, tirando a calda e a cabeça, separando a metade. Bata no liqüidificador o amendoim, as castanhas e metade dos camarões até virar uma farofa homogênea. Dissolva a farinha de trigo Finna em ½ litro de leite de coco frio. Se estiver usando pão, coloque de molho na mesma quantidade de leite de coco. Coloque o restante do leite de coco na panela. Bata os temperos no liqüidificador, coloque a panela no fogo e acrescente a farinha dissolvida, ou os pães, os temperos batidos e a farofa de camarão, amendoim e castanha. Não pare de mexer para não embolar. Acrescente o dendê, o azeite de oliva a outra metade dos camarões inteiros, o sal e o gengibre. Continue a mexer até ferver bem. O vatapá deve ficar com uma consistência firme, mas cremosa. Se ficar muito duro, acrescente mais leite de coco, se ficar muito mole, acrescente mais farinha de trigo ou pão.


 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Brownie

Brownie


Tem coisa mais gostosa do que fofocar com as amigas? Tem! Fofocar e saborear um delicioso brownie, aquele bolinho macio e crocante que deixa todo mundo com água na boca. Quando suas amigas experimentarem, vão ter muito pano pra manga!

O brownie surgiu nos Estados Unidos e faz uma combinação perfeita entre chocolate e nozes. É muito bom e fácil de fazer, ótimo para fazer aquele clube da Luluzinha e colocar o papo em dia. Vamos começar?
Ingredientes

Para o bolo
2 colheres de chocolate em pó
2 copos mal cheios de farinha de trigo Finna com fermento
1 copo americano de nozes picadas
1 copo de leite
2 colheres de chocolate em pó

Para a calda
4 copos americanos de açúcar
4 colheres de sopa de margarina Puro Sabor
4 ovos inteiros
1 copo de chocolate em pó

Você faz assim:

A batedeira vai ser sua amiga do peito nessa receita, então, bote fé nela que vai dar tudo certo! Primeiro, bata 2 copos de açúcar e 2 colheres bem cheias de margarina Puro Sabor. Quando a mistura ficar bem lisinha e homogênea, vá juntando os ovos peneirados, um a um e bata bastante.
A massa ficou bem misturadinha? Daí você acrescenta 1 copo de chocolate em pó e 2 copos mal cheios de farinha de trigo Finna com fermento, tudo bem peneirado, tá? Só agora, depois de misturar todo esse mundão de coisas, você acrescenta 1 copo de nozes picadas.
Agora, é hora de levar ao forno pré-aquecido em uma fôrma retangular bem untada. Enquanto a guloseima assa, você vai caprichar na calda: misture 2 copos de açúcar, 1 de leite, 2 colheres de chocolate em pó e 2 colheres de margarina Puro Sabor e pode deixar ferver! Depois, bata bem até engrossar mais um pouquinho e reserve.
Voilá! Agora é só cortar o brownie em quadradinhos, deitar a calda por cima e, depois que esfriar, arrumar tudo em uma bandeja bem bonita para impressionar as amigas. Nenhuma delas vai resistir, vai ser o assunto do dia! Depois conta pra gente como foi, hein


terça-feira, 17 de abril de 2012

Sorvetão Cremoso

Sorvetão Cremoso


Pensando no que faria para participar do Passatempo do blog Delícias e Talentos dessa rodada, resolvi fazer esse sorvete que sempre tem grande aceitação aqui em casa, por ser um sorvete bem cremoso e por ter as duas caldas a banhar suas porções, deixando o sorvete ainda mais gostoso.
Já havia algum tempo que não fazia a receita, e realmente fiquei na dúvida... mas como era pra ser alguma receita gelada, achei que seria bem apropriado.
Espero que gostem, é uma receita bem simples porém de sabor marcante. Existem várias versões desse sorvete, mas essa receita foi retirada do site Tudo Gostoso, tempos atrás!
Vamos à receita:

Ingredientes:

- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de leite de vaca
- 5 ovos
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de creme de leite

Calda de caramelo:

- 1 xícara de chá de açúcar
- 1/2 de água fervendo

Calda de chocolate:

- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 6 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela o leite condensado, o leite de vaca, as gemas e leve ao fogo mexendo sempre até virar um creme
Resfriar e reservar
A parte, bater as 5 claras em neve, acrescentar o açúcar e o creme de leite
Juntar os dois cremes.

Calda de caramelo:
Numa frigideira funda derreter o açúcar, em seguida acrescentar a água mexendo bem.

Calda de chocolate:
Misturar os ingrediente e levar ao fogo até ferver e ficar um caldo mais grosso.
Esfrie e reserve

Modo de Preparo:

Forre o fundo de uma forma de pudim com a calda caramelada e coloque no freezer para congelar por aproximadamente 2 horas.
Sobre a calda caramelada congelada, colocar a calda de chocolate e levar novamente ao freezer para congelar por aproximadamente 2 horas.
Coloque a mistura dos cremes na forma sobre as caldas congeladas.
Retornar a forma ao freezer para congelar o creme, por aproximadamente 24 horas.
Desenforme na hora de servir, colocando no fundo da forma um pano úmido quente ou levando diretamente a boca do fogão, somente para desgrudar a calda do fundo.

Bom Apetite!!!
 
Fonte: http://www.nabiroskinha.com/2010/08/sorvetao-cremoso.html
 
Torta salgada de frango

Delicia , recomendo ! *-*

 

ingredientes

Massa

  • 1 xícara de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo ou azeite
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado
  • 1/2 tablete de caldo de carne ou de frango
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:

  • 1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado
  • 1/2 lata de milho verde
  • 1/2 lata de ervilha
  • 1/2 lata de azeitonas
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1/2 tomate grande
  • 300 g de queijo mussarela (opcional)
  • 2 dentes de alho
  • Coentro opcional
  • Margarina
  • 1 creme de leite (opcional)

modo de preparo

Massa

Junte o leite, farinha de trigo, ovos, queijo ralado, óleo e o caldo no liquidificador, bata por 3 minutos.
Depois de bater coloque o fermento em pó e bata mais um pouquinho.

Recheio:

Coloque na panela o alho amassado, a cebola e a margarina.
Refogue e em seguida coloque o frango desfiado.
Desligue o fogo e coloque os ingredientes.
Polvilhe a forma com margarina e farinha, e em seguida coloque metade da massa, o recheio, por cima o queijo mussarela e coloque o resto dos ingredientes.
Leve ao forno médio por 25 a 30 minutos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Pode fazer o recheio de frango e palmito, frango e queijo, carne de sol com queijo, carne de sol e azeitonas, carne de sol, salsicha, sardinha, atum, queijo e presunto, pode colocar legumes etc.
Sempre refogue antes de usar.

Fonte: http://www.receitas.com/torta-salgada-de-frango-4edaae8b694f0d46f4001fcc

Creme belga

Creme belga



- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite de vaca
- 1 colher (sopa) de maisena
- 2 ou 3 gemas passadas na peneira
- 1 pacote de gelatina sabor morango

Desmancha-se a gelatina com um copo de água fervendo e outro gelado (normal). Com as claras bate-se um suspiro e adiciona-se à gelatina. Leva-se ao fogo o leite condensado e o leite de vaca com as gemas e a maisena. Depois do creme pronto, coloca-se num pirex e, por cima, a gelatina já misturada ao suspiro. Ponha na geladeira até endurecer a gelatina.

Fonte: http://receitando.blogspot.com.br/2007/12/creme-belga.html
Delícia de Fubá

Delícia é pouco! Escolhi para compartilhar com vocês um bolo que sempre preparo para pessoas queridas, de fácil preparo e muito apreciado.

24 porções

ingredientes

  • Delícia de fubá
  • 3 ovos
  • 4 xícaras de leite
  • 1 1/2 xícara de fubá
  • 2 xícaras de açucar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de pó royal
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 100g de queijo ralado
  • 1 pitada de sal
  • Liquidificador

modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e leve para assar em forno médio e forma untada com margarina.
A massa fica bem mole.
Fonte: http://www.receitas.com/delicia-de-fuba

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cuscuz com queijo no microondas

Delícia nordestina atualizada: cuscuz com queijo no microondas


Sei que muita gente gosta de cuscuz de milho, mas nem todo mundo tem cuscuzeira ou sabe fazer um bom cuscuz.

A receita de hoje é ideal para o fim de semana, ou para quando queremos uma comidinha que não dê muito trabalho de preparar.

Vejam como é fácil de preparar!

Para duas porções
  • 2 xícaras de cuscuz de milho ( flocão ou farinha de milho tipo cuscuz)
  • Sal a gosto
  • 1 e 1/2 xícara de água filtrada
  • Fatias de queijo de coalho ou qualquer outro queijo de sua preferência.

Modo de Fazer

Em uma vasilha coloque a massa de cuscuz e o sal e mexa. Adicione aos poucos a água e mexa bem com o auxílio de uma colher. Deixe descansar por uns 05 minutos, mexa novamente para o cuscuz ficar soltinho.

Em um recipiente de vidro, que vá ao micro-ondas, coloque uma camada de cuscuz e outra de queijo e finalize com mais uma camada de cuscuz.

Coloque um prato raso em cima da vasilha, como se fosse uma tampa. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Com um pano retiredo microondas e vire a vasilha no prato como um bolo. Para deixar seus cuscuz mais gostoso, passe uma pouco de manteiga por cima.

Dica: para que o seu cuscuz fique totalmente cozido, não o amasse antes de colocar para cozinhar, apenas arrume delicadamente passando a colher por cima sem apertar. Se fizer o cuscuz sem o queijo, você poderá servir com leite, manteiga ou qualquer proteína de sua preferência.
 

Bolo de chocolate sem farinha

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA
Meninas, como já tem um tempinho que não post nada sobre comidinhas, e já recebi e-mails das amigas pedindo umas receitinhas, mostro essa aqui que já postei antes e fez o maior sucesso. É uma das mais lidas aqui no blog.


Bolo sem farinha?? Sim senhora! O resultado é um bolo durinho e suculento. Veja:



Olá pessoal!

Últimamente tenho feito várias comidinhas com chocolate e postado aqui no blog, e hoje não será diferente (para deleite dos chocólatras), trago uma receita que teve por base essa aqui que encontrei no blog da talentosíssima Dani do Casa de Farinha.

A receita da minha vizinha Dani é ótima, mas eu adaptei, fiz uma receita menor e mudei alguns ingredientes por pura falta dos que ela pedia na receita. Tudo deu super certo e o bolo ficou deslumbrantemente saboroso e irresistível.

Como sempre falei aqui no blog, gosto de me alimentar bem e preferencialmente com alimentos que tragam algum bem a minha saúde sem perder o sabor.


Essa foi a maneira como eu fiz, lá no blog da Dani vocês podem ver o modo como ela fez.

Ingredientes para o bolo
  • 50g de manteiga
  • 2 ovos
  • 3 colheres de cacau em pó sem açúcar
  • 1 colher de chá rasa de café solúvel
  • 150 gr de coco seco ralado
  • 1 colher de sopa rasa de fermento
  • 1 xícara de açúcar mascavo
Modo de Preparo
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador, por último o fermento, misture tudo muito bem e despeje em uma forma untada redonda.
  • Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos e depois diminua para temperatura média por volta de 15 minutos dependendo do forno.
  • Assim que retirar do forno jogue a calda rala por cima. Sirva com farinha de castanha do Brasil e decore com cerejas.


Para a calda
  • Fiz uma calda rala com 50ml de leite, 1 colher de chá de café solúvel, 3 colheres de leite condensado misturei tudo e levei ao fogo por 3 minutos depois derramei por cima do bolo ainda quente. Farinha de castanha do Brasil para decorar.
Coma sem culpa, só não exagere,rsrs.
  • Esse bolo é ótimo para quem não quer comer muito açúcar e farinha de trigo.

Fonte: http://www.eumulher.com/2012/04/bolo-de-chocolate-sem-farinha.html

Receita de Panquecas

Receita de Panquecas
Em matéria de panqueca aqui em casa não tem acordo, tem que ser a mais tradicional possível: carne moída e molho ao sugo.

As únicas frescurinhas permitidas são: açafrão na massa e uma pitadinha de canela na carne (vai por mim que fica uma delícia).

Massa (rende cerca de 7 discos):
1/2 xícara de amido de milho (Maizena);
1/2 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
1 ovo;
1 colher (de sopa) de óleo;
1 colher (de café) de sal;
1 colher (de café) de açafrão.
Bata tudo no liquidificador (ou mixer).

Para a primeira panqueca unte uma frigideira antiaderente com um tiquinho de óleo, para as demais não precisa. Aqueça a frigideira, coloque uma concha de massa e vá girando a frigideira até a massa ocupar toda a superfície. Mantenha no fogo até a parte de baixo começar a ficar com pontos dourados. Vire e deixe mais uns segundos no fogo. Reserve os discos de panqueca.

Recheio:
Carne moída refogada com cebola, alho, azeite, cheiro verde, azeitona, canela, sal e pimenta do reino.

Molho:
Refogue cebola e alho, acrescente tomates sem pele e sem semente picados, sal, orégano, manjericão e pimenta do reino, deixe apurar por cerca de 1/2 hora até os tomates se desfazerem por completo. Nesse momento eu acrescento um tablete de caldo de legumes e 1/2 embalagem de pomarola 100% natural (o único molho pronto que uso em casa).
 
 

Gratinado de Batatas com Calabresa e Brócolis

Gratinado de Batatas com Calabresa e Brócolis
Quando vou viajar e ficar fora pelo menos uma semana não gosto de deixar alimentos na geladeira. Então uns 15 dias antes eu suspendo todas as compras para dar conta de consumir ao máximo tudo que tem "estocado". E foi assim que surgiu esse prato na véspera da ida à Buenos Aires. Umas batatas perdidas, 1/4 de maço de brócolis (do miudinho) e 1 gomo de calabresa e pimba! Gratinado!

Cozinhei as batatas em água fervente com sal, escorri e forrei um refratário levemente untado com azeite. Refoguei a calabresa com cebola e cobri as batatas. Depois foi a vez dos brócolis. Aferventei (usei a água da fervura da batata mesmo) por 6 minutos, escorri, refoguei com azeite e alho e juntei aos outros ingredientes.
Misturei 1/2 embalagem de creme de ricota (Tirolez), um pouco de leite para ficar mais leve, temperei com sal, pimenta branca e uma pitada de noz-moscada, levei ao fogo só para aquecer. Espalhei o creme, salpiquei mozarela ralada e levei ao forno para gratinar.
Nem pareceu uma tentativa desesperada de esvaziar uma geladeira! :)
 
 

Quibe Recheado e Acompanhamentos

Quibe Recheado e Acompanhamentos

Agora os descendentes Árabes vão ter um colapso! kkkkkkk.... acho muito engraçado como vocês se incomodam quando modificam a receita original. Ô meu povo, cêis já sabem que eu não tô nem aí p/ receita original, já falei que essa é a MINHA receita e pronto! Quem quer segue, quem não quer compra um livro de receitas e faz a tradicional, combinado?

Bom, agora que eu ensinei no post anterior a preparar a "massa" do quibe de assadeira, vamos fazer a versão recheada que é uma delícia!
Para isso é só untar um refratário ou assadeira com azeite, espalhar uma camada de quibe, uma camada de creme de ricota (usei da Tirolez) ou requeijão cremoso, fatias de queijo e cobrir com outra camada de quibe.


Eu costumava levar ao forno coberto com papel alumínio, mas descobri que se levar ao forno pré-aquecido em 250º e sem o papel alumínio ele não solta aquela aguaceira e fica perfeito.

Sempre que eu faço essa receita, sirvo com pão sírio (dessa vez era crostata), vinagrete feito com tomate, cebola, hortelã, azeite e sal e uma coalhada "fake" que é um sucesso, basta misturar suco de limão ao creme de ricota e temperar com sal e azeite, fica melhor do que as coalhadas compradas, vai por mim!

Fonte: http://www.panelaterapia.com/2011/08/quibe-recheado-e-acompanhamentos.html


Tempero para Quibe Assado

Eu não sei se esse é o tempero "oficial" (antes que os xiitas venham me cobrar), mas é o que eu gosto de fazer.

Coloque no processador (pode ser liquidificador também):
1/2 xícara de azeite;
1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
1 xícara de folhas de hortelã;
1 tomate sem pele e sem semente (eu troquei por uma colher de pesto de tomate desidratado);
1 colher (sobremesa) de zattar (que é um tempero encontrado em casas especializadas composto de gergelim, coentro, orégano, manjerona e sal refinado);
1 colher (café) rasa de canela em pó;
1 colher (sobremesa) rasa de sal;

Bate tudo e misture com 500g de carne moída. Para o quibe assado, junte 1 xícara de trigo (próprio para quibe) previamente deixada de molho por 2 horas em água fervente, é só misturar tudo e levar para assar.
Para testar o sal antes de assar, você pode retirar uma bolinha da carne temperada e fritar na frigideira; Eu faço isso porque não topo muito com a carne crua.

No próximo post vou mostrar a receita do quibe recheado e algumas ideias de acompanhamento.

Almôndegas

Almôndegas

Existem tantas receitas diferentes por aí, mas eu faço de uma maneira bem simples. Começo temperando a carne moída pelo menos umas 4 horas antes de preparar:
Para 400g de carne moída eu uso 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho esmagados, 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja), 2 fatias de pão de forma sem casca amolecidas com leite por uns 10 minutinhos (na hora de adicionar eu espremo para tirar bem o leite), sal, pimenta do reino, um punhado de cheiro verde e 1 ovo para dar liga.



Para o molho eu usei 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho esmagados refogados no azeite, 1/2 pacotinho de caldo de galinha em pó e 1 lata de tomate pelado.
Fiz as bolinhas de carne e dei uma "dourada" nelas usando uma frigideira antiaderente c/ um fio de azeite. Em seguida fui colocando-as no molho e deixei ferver por mais uns 10 minutos para terminar de cozinhar. Se quiser jogar um queijinho ralado por cima ou recheá-las fica show de bola!

* 400g rende MUITA almôndega, então eu sempre uso metade da carne temperada para fazer rocambole de carne (postarei essa semana).
 
 

Panquecas de Calabresa e Brócolis

Panquecas de Calabresa e Brócolis

Uma panqueca leve que leva recheio de calabresa, brócolis e queijo.

4 porções

Massa:

  • 500 ml de leite
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) fermento químico em pó
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Recheio:

  • 1 perna de calabresa (das mais grossar) picada fina
  • 1/2 cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 e 1/2 xícaras de brócolis cozidos e picados
  • 1 tomate médio picado
  • 1 xícara de queijo mussarela picada
  • salsinha e sal a gosto

modo de preparo

Massa:

Coloque todos ingredientes no liquidificador, sendo que o primeiro deve ser o leite. Bata ate ter uma consistência de um mingau.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um filete de azeite. Quando estiver bem quente espalhe a massa, deixando uma espessura bem fina. Quando estiver descolando as laterais vire a massa e cozinhe o outro lado. Reserve quando estiver pronta.

Recheio:

Em uma panela coloque o azeite, a cebola e a calabresa. Deixe dourar. Após coloque o brócolis, o tomate e a salsinha. Desligue e reserve.

Montagem:

Em um local aberto coloque a massa da panqueca. em uma das pontas espalhe o recheio e coloque o queijo picado junto. Enrole. Repita com o restante. Sirva quente.

Fonte: http://www.receitas.com/panquecas-de-calabresa-e-brocolis

TIRAMISU ESPECIAL SEM ÁLCOOL

TIRAMISU ESPECIAL SEM ÁLCOOL

Este é o melhor Tiramisu dos que eu criei pois consegui que o Mascarpone ficasse homogêneo e delicioso.

8 porções
  • 500 g de Mascarpone
  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite (usei o Nestlé)
  • 1 ¹/² xícara de açúcar impalpável
  • 1 colher de sobremesa cheia de maisena
  • 1 embalagem de biscoito Amanteigado Leite com Gotas de Chocolate da Bauducco
  • 150 ml de leite quente
  • 2 colheres de sopa de café solúvel
  • 150 g de chocolate de cobertura ao leite

modo de preparo

Coloque o Mascarpone com os ovos, a maisena e o açúcar no liquidificador e vá acrescentando o creme de leite, aos poucos, até atingir a consistência de mingau (ou um pouco mais ralo). Reserve.
Misture o leite com o café e despeje em um prato fundo.
Coloque uma camada do creme em um refratário. Umedeça cada biscoito no café com leite e arrume-os sobre o creme. Vá intercalando uma camada de creme com uma de biscoitos, terminando com o creme.
Faça raspas de chocolate e distribua sobre o doce. Decore com frutas vermelhas ou cerejas em calda. Sirva gelado.

Fonte: http://www.receitas.com/tiramisu-especial-sem-alcool-4f8903126c721c10b9006847

Creme Belga com Creme Inglês de Leite Moça



Creme Belga com Creme Inglês de Leite Moça



rendimento para refratario médio n.o 2 - com capacidade minima para 2 litros




Creme Inglês de Leite Condensado - Receita Dupla

(maravilhoso de comer):

  • 4 gemas cruas (ovo jumbo)
  • 2 lata de leite condensado Moça - cada lata tem 395 g
  • 500 ml leite integral - 2 xícaras de chá
  • 1 colher (chá) essência de baunilha


Merengue de Creme de Leite de Morangos
Gelatina de Morangos Cremosa
(nasce aquele sabor delicioso de cobertura de Pavê gostoso)
  • 1 caixinha de gelatina comum de morangos
  • 250 ml - água fervente - 1 xícara de chá só (metade o que pede a caixinha)
  • 4 claras - batidas em neve firme
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 200 g - 1 caixinha de creme de leite - ou 1 lata de creme de leite 395 g sem o soro (concentrado)






Pilotando a Cozinha com Priscila:




1 - Creme Inglês duplo - Coloque as gemas na caçarola teflonada va despejando o leite condensado e desmanchando as gemas e complete com 500 ml de leite. Assim puro sem nada, cozinhe no fogo, até obter um creme grosso, a textura correta é chocolate quente muito grosso. Tire do fogo e aromatize com baunilha. Despeje no refratario. Deixe esfriar, deixe nesta sobremesa a formar casquinha na superficie propositalmente (pelinha de creme). Frio e gelado ele vai engrossar ainda +... Reserve.




2 - Cobertura deliciosa tipo Pavê - Dissolva a gelatina de morango na água fervente, ate desmanchar bem. Aguarde esfriar na bancada, é rápido. Bata as 4 claras em neve firme, firmes acrescente 1 colher de sopa de açucar por vez. Desligue e misture manualmente a gelatina de morangos, nascera uma espuma rosa e por ultimo o creme de leite. Despeje a espuma rosada sobre o Creme Inglês. Agora leve para gelar. Aguarde 3 horas no minimo.




3 - Gelado a gelatina se separa do espuma, nascendo 3 camadas. Pronto.





Simples e maravilhoso!

Não se engane com aparência simples desta sobremesa.

Convido vc a garfar pra dentro esta maravilha!


Sucesso total:

Já aviso com Creme Inglês e cobertura Pavê Merengue Cremoso de Morangos, o repeteco é constante. Um refratário cheio desta sobremesa, não dura nada, acaba no mesmo dia que vc liberou.
 
 

Salmão Dijon

Salmão Dijon
 
Essa é uma das melhores (senão a melhor) receita de Salmão que já provei, e o melhor: é muito simples! O creme que cobre o peixe é à base de Mostarda Dijon. Usei a Dijon L’ancienne que é a que tem grãos inteiros (glamour as bolinhas!).
O preparo do peixe:
Temperei de maneira muito simples para não interferir no sabor do peixe, que é bastante peculiar. Para dois pedaços bem generosos de Salmão usei suco de um limão siciliano, sal e pimenta branca moída.
Coloquei uma frigideira antiaderente no fogo com um pouco de azeite. Sequei com papel toalha os pedaços de salmão, passei na farinha de trigo e deitei sobre o azeite quente. Deixei ficar com casquinha dourada em todos os lados.

Creme de Mostarda:

Na mesma frigideira coloquei um tiquinho de manteiga e refoguei meia cebola (pequena) picada bem miúda. Acrescentei uma colher de sopa cheia de Mostarda Dijon L’ancienne, somei 100 ml de creme de leite e acertei o sal. Eu queria o creme mais espesso, mas quem quiser mais fino é só dissolver com um pouquinho de leite.
Servi somente com arroz branco e salada verde. Faz e me conta!
 
 

Strogonoff de Camarão

Strogonoff de Camarão
Eu tinha uma bandeja de camarões médios congelados e só precisei de mais meia dúzia de ingredientes para matar minha vontade desse strogonoff.
Para 2 pessoas:
400g de camarões médios limpos e temperados previamente com limão, sal e pimenta.
1/2 cebola picada;
200ml de creme de leite fresco ou uma caixinha;
2 tomates sem pele e sem semente picados;
1 colher (sopa) de mostarda;
1/2 tablete de caldo de camarão (usei o knorr Vitalie)
Sal e pimenta.

Refoguei a cebola numa mistura de manteiga e azeite (1 colher de sopa de manteiga e 2 de azeite), juntei os camarões e assim que "branquearam" somei os tomates (os tomates devem estar bem maduros para dissolver rápido). Na sequência foi a vez da mostarda, do caldo (esfarelei em cima de tudo). Por ultimo o creme de leite. Se ficar muito grosso, pingue um pouco de leite. Acertei o sal e polvilhei pimenta branca. Arroz branco e salsinha picadinha por cima! Só alegria!

Molho Teriyaki

Molho Teriyaki
 

O Teriyaki é aquele molho que parece um caramelo agridoce que dá pinta em vários pratos da culinária oriental. Eu adoro usá-lo sobre o salmão ou atum grelhado, mas, combina muito com frango também. Vou passar a receita do molho hoje e logo mais posto a receita do peixe que ele acompanhou na ocasião e foi um sucesso!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de vinagre branco
2 colheres (chá) de saquê culinário
10 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, reduzir e engrossar. Se você não tiver o saquê, pode fazer sem ele que também fica bom.
Fonte: http://www.panelaterapia.com/2012/03/molho-teriyaki.html
 

Bolo de Milho de Liquidificador

Bolo de Milho de Liquidificador

Esse bolo é muito simples e fácil de fazer, mas fica muito bom! É só colocar no liquidificador:

1 lata de milho sem a água;
1 lata de leite condensado;
3 ovos;
100g de coco ralado;
1 colher (sopa) de fermento químico;
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal.

Bate bem e leva para assar em forma untada e enfarinhada até ficar coradinho. O forno deve estar pré-aquecido em 200º ok?

* Detalhe: Não estou 100% familiarizada com a cozinha da mamãe e não achei o liquidificador. Fiz o o bolo com o mixer e nem deu diferença!
UPDATE: Não vai farinha de trigo na receita, parece estranho mas pode fazer que dá certo!
 
 

Bolo de Fubá de Liquidificador

Bolo de Fubá de Liquidificador
Eu já testei várias receitas de bolo de fubá, mas essa é a mais simples e a que eu mais gosto. Fica fofíssimo! E o melhor: é de liquidificador êêêê!!!!!

Comece ligando o forno em 200º, enquanto isso, junte no copo do "liqui":
3 ovos;
2 xícaras de fubá;
1 xícara de farinha de trigo;
2/3 de xícara de óleo;
2 xícaras de leite;
1 e 1/2 xícara de açúcar.

Bata bem, junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata mais um pouquinho só para misturar (dizem que o fermento não pode ser batido demais senão perde suas propriedades, então, quem sou eu p/ duvidar né?).

Coloque em forma untada com óleo e enfarinhada e leve ao forno até a superfície dourar. Como cada forno tem suas peculiaridades, para saber quando está pronto faça o teste enfiando uma faquinha de ponta ou palito de dente, se sair limpo, pode tirar do forno. Esse papo de que não pode abrir o forno só vale para os primeiros 25 minutos após ter colocado o bolo p/ assar, depois disso pode abrir que não danifica o bolo.

Quer ver outras opções que já pintaram no Panela?
- Bolo de Milho com Fubá

* Desculpe não ter mais fotos na postagem é que quando eu lembrei que esse bolo ainda não tinha dado pinta aqui no Panela só tinha 1 pedaço. Mas pode acreditar que vale à pena!
 
 

Bolinho de Baunilha com Gotas de Chocolate

Bolinho de Baunilha com Gotas de Chocolate
 

Esse bolinho é do tipo que não tem quem não goste. Fica fofíssimo! E o melhor de tudo é que a massa é de liquidificador! Você pode usar essa base para qualquer cupcake, é super coringa!

Essa quantidade rendem 12 bolinhos. É só bater no liquidificador:
3 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1/2 xícara de amido de milho
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó (lembrando que o fermento deve ser acrescentado no fim e batido rapidamente).


É só bater tudo, encher 2/3 da forminha, colocar as gotas de chocolate por cima e levar em forno pré aquecido em 200º até dourar (faça o teste do palitinho). O tempo de forno fica entre 15 e 20 minutinhos.


Simples e gostoso, para quem, feito o meu marido, não curte bolo melequento..rs...rs....
 
 

Frango Cremoso aos Dois Alhos

Frango Cremoso aos Dois Alhos

Eu usei 5 filés de frango temperados que cortei em cubinhos bem pequenos. Numa frigideira dourei 2 dentes de alho picadinhos no azeite, acrescentei o frango e quando estava dourado juntei 1 talo de alho poró em rodelas. Pinguei dois dedinhos de água para ajudar o alho poró a amolecer. Juntei uma colher (sopa) de mostarda (usei uma Alemã que é mais suave, mas se você for usar a mostarda normal coloque 1/2 colher) e 1/3 de embalagem de creme de ricota (você pode usar requeijão ou creme de leite se preferir). Para deixar o creme mais "ralo" somei um pouquinho de água. Por cima polvilhei umas cebolinhas só para fazer frescura.


*** Importante ***
- Não coloquei sal porque o frango já estava bem temperado. Se você quiser uma dica de um tempero incrível para aves, acesse --> aqui
- Não sabe como usar o alho poró? Aprenda --> aqui

Mousse de Leite em Pó (sem açúcar)

Mousse de Leite em Pó (sem açúcar)
Recebi um e-mail da Ana Lúcia que mora na cidade de Adamantina com uma receita que segundo ela era a cara do Panelaterapia.

Aninha, “ahazou” bonita!!!

Sabe quando chega uma visita de última hora e não dá tempo de fazer nenhuma sobremesa? Essa receita é a salvação!
Gentem, é só bater no liquidificador 2 copos de leite em pó (usei Ninho), 1 e ½ copo de água fria e 1 pacote de suco em pó (usei clight de morango p/ ficar mais magrinho).
Já sai do liquidificador com consistência de mousse e cheio de furinhos. Isso não é incrível?
Coloquei na geladeira por 15 minutinhos e pronto. Ninguém nesse mundo vai acreditar que não tem leite condensado e creme de leite na receita! A-M-E-I!

Frango Dijon

Frango Dijon
Bora sair daquela coisa sem graça que é peito de frango grelhado sem sair da onda light? Coisa básica, fácil de fazer, mas o sabor colega... coisa de outro mundo! Já falei que o segredo é o tempero do frango né?
Tempero (melhor do mundo) para frangos: (quantidade para um peito de frango sem osso cortado em cubos):
1 colher (sopa) de colorau (colorífico);
1 colher (sopa) de mostarda;
2 colheres rasas (café) de tempero comprado pronto (usei alho+sal+pimenta);
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
4 colheres (sopa) de vinagre ou suco de 1/2 limão;
4 colheres (sopa) de azeite;
30 ml água (coisa de 2 dedinho de um copo).

Envolve o franguinho nessa mistura e deixa marinar por pelo menos 1 hora (mas se fizer no dia anterior é melhor). Agora é colocar os cubos de frango numa frigideira antiaderente, quando dourar você acrescenta 1 colher de (sopa) de Mostarda Dijon (usei a L’ancienne que é a que tem grãos inteiros) e uma colher (sopa) bem generosa de creme de ricota (Tirolez), mistura tudo (se ficar um creme muito grosso, pinga um tiquinho de água). Com arroz branco e saladinha é tudo de lindo!

Se quiser uma receita de Salmão com Mostarda Dijon que "AHAZA", clicaqui.
Fonte: http://www.panelaterapia.com/2010/08/frango-dijon.html

Couve-flor Gratinada Light

Couve-flor Gratinada Light
Eu sou do tipo de pessoa que acredita que qualquer coisa gratinada fica muito melhor!

Antes do passo-a-passo da receita, preciso dizer que o creme branco foi feito misturando: creme de ricota (Tirolez), um tiquinho de mostarda dijon (c/ grãos), sal, pimenta branca, noz-moscada e leite para deixar mais ralinho.
Pode ser utilizado o creme branco tradicional, ou creme de leite temperado da mesma maneira.

Usei cerca de 1/3 de uma couve-flor, 3 filés de frango grandes cortados em cubos, 4 fatias de peito de peru, 2 de queijo prato light e meia xícara de ervilhas frescas cozidas (essa quantidade serve 4 pessoas).
Então já sabe: tem "restim" disso mais "poquim" daquilo e "cadim" daquele outro na geladeira? Junta tudo, taca creme branco e põe p/ gratinar que não tem erro! E ó, forno com grill me faz uma pessoa mais feliz!

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF