Strogonoff de Carne
600 gramas de alcatra ou filé mignon cortado em tiras
1 vidrinho de champignons em conserva (ou 150 gr de champignons frescos)
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena bem picada
2 tomates picados
3 colheres de ketchup
1 ½ colheres de mostarda
1 lata de creme de leite sem soro
sal, pimenta e noz-moscada a gosto
azeite
Como fazer:
Tempere a carne com o alho amassado, sal e pimenta a gosto. Em uma panela grande, aqueça o azeite e coloque a carne para fritar. Quando estiver já cozida, acrescente a cebola picada e os champignons. Em seguida, adicione o tomate, o ketchup, a mostarda e uma pitada de noz-moscada. Em fogo baixo, deixe a mistura cozinhar por cerca de 10 minutos. Coloque o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo. Prove e acerte o tempero.
Para variar:
- Muitas receitas de strogonoff incluem ½ xícara de chá de conhaque. Use o ingrediente se quiser dar novo sabor ao prato.
- Troque o champignon por palmito.
- Em vez de carne vermelha, use frango ou camarão.
- É vegetariano? Substitua a carne por legumes como brócolis, batata, couve-flor, abobrinha ou cenoura.
Fica a dica:
- Se não gosta de pedacinhos de cebola na comida, use cebola ralada.
- Se a cisma é com os pedaços de tomate, subistitua-o por 2 ou 3 colheres de extrato ou polpa.
- O strogonoff ficou aguado demais? Acrescente uma colher de chá de farinha de trigo ou maizena e deixe no fogo por mais alguns minutos, mexendo bem (esse processo deve ser feito antes de colocar o creme de leite).
- Todo mundo sabe que arroz branco e batata palha são os acompanhamentos clássicos para strogonoff. Eu discordo! Prefiro uma boa batata frita, feita em casa, seja cortada em rodelas (como na foto) ou ralada. Garanto que o esforço de fritar as batatas vai valer a pena pelo sabor!
Sobre a receita:
Strogonoff é um dos meus pratos favoritos e, consequentemente, traz diversas lembranças. A mais marcante aconteceu na época da faculdade, na casa de uma amiga... Ao preparar o jantar, percebemos que não tínhamos comprado mostarda e ketchup. Eis que surge, de uma bolsa, alguns daqueles pacotinhos de lanchonete. Problema resolvido, pensamos. A dona da casa, entretanto, tinha um “leve” distúrbio (já superado) com prazos de validade, e percebeu, tardiamente, que a mostarda estava vencida. Na falta de frango que substituísse “o contaminado”, tivemos que lavar o coitado, depois de já cozido, e começar tudo de novo. Pelo que me lembro, strogonoff de frango lavado é até gostoso.
Duas coisas eu aprendi naquele dia: 1 – você pode achar qualquer coisa na bolsa de uma mulher, qualquer coisa. 2 - se quiser receber elogios, alimente estudantes! Todo mundo sabe que a fome é o melhor dos temperos e não existe ser mais faminto do que aquele que estuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário