quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feijão

Feijão




(6 a 8 porções)
Você vai precisar de:
½ kilo de feijão (tipo carioquinha)
1 cebola média
4 dentes de alho
óleo de canola
sal a gosto
água

Como fazer:
Escolha o feijão, lave-o em água corrente e depois deixe de molho em uma vasilha por 1 hora (ou de um dia para o outro). Jogue a água fora. Coloque o feijão na panela de pressão e adicione água (aproximadamente 1 litro). Feche a panela de pressão e deixe-a no fogo alto. Quando a panela começar a apitar, marque 30 minutos e desligue. Assim que sair a pressão da panela, abra-a e ligue o fogo novamente.
Em uma panela menor, refogue em um fio de óleo (ou azeite) o alho e a cebola bem picados. Depois, pegue 2 conchas do feijão que está no fogo e adicione à esta panela. Acrescente o sal (eu costumo colocar ½ colher de sopa) e misture bem. Despeje o conteúdo desta panela na panela de pressão, com o restante do feijão. Prove para acertar o sal e deixe a panela no fogo até que o feijão atinja a consistência desejada, com mais ou menos caldo.

Para variar:
  • Na panela menor, frite bacon (ou linguiça calabresa) antes de refogar o alho e a cebola.
  • Utilize um cubo de caldo de carne ou feijão (nesse caso, diminua a quantidade de sal pois o caldo já tem bastante tempero).
  • Acrescente duas folhas de louro ao tempero.
  • Assim que cozinhar o feijão e abrir a panela de pressão, acrescente batata e cenoura picadas e deixe os legumes cozinharem enquanto o feijão engrossa.
  • Use outros tipo de feijão como preto, branco, fradinho.

Fica a dica:
  • Sobrou? Congele!
  • Como tudo em culinária, cada um faz feijão de um jeito. Essa história de refogar o alho e a cebola em uma panela separada eu aprendi com a minha mãe. E é por isso que faço assim!
  • Se preferir, porém, você também pode fazer tudo na mesma panela, acrescentando os temperos depois que o feijão estiver cozido.
  • Se deixar o feijão de molho de um dia para o outro, ele vai amolecer e o tempo de cozimento será menor: cerca de 20 minutos.

Sobre a receita:
Eu (e meu irmão) AMAMOS feijão! Quando faço, como em prato fundo, de colher, e respeitando a seguinte proporção: duas conchas de feijão, uma colherinha de arroz. Tipo sopa mesmo... Acho até que só aprendi a fazer por causa do tanto que gosto. Em 2009, fiquei 3 meses no Canadá para estudar inglês e, nesse tempo, comi feijão apenas 3 vezes. Para mim foi (quase) a morte. Quando voltei para o Brasil, descobri que a comida brasileira, para mim, estava em pé de igualdade com a saudade que senti da família... Tenho que concordar com o meu pai nesta: não tem comida igual a arroz com feijão (ou seria feijão com arroz?).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF