quinta-feira, 12 de abril de 2012

Caruru

Carurú RECEITA




Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS e para a ♥☆JEN☆♥ ♥ ג'ינה♥ acompanhando os links.

Inspirada no tópico das minhas queridas bahianas ( amo de paixão o povo da Bahia), resolvi arriscar e fazer um "caruru". Depois de ouvir e ler as várias versões desse prato, vi que não era tão dificil assim.
Como sou daquelas que acredita que independente de "tempo e lugar" tudo é possível pra quem se esforçar, posso dizer que acertei...no ponto...no sabor e aqui estou eu pra compartilhar essa delicia da culinária bahiana.

Ingredientes:

1 kg de quiabos picadinhos ( eu cortei em rodelinhas finas)
50 grs de gengibre ralado
200 gramas de camarão seco (fácil de achar em qq Chinatown...se vc mora fora do Brasil)


200 grs de amendoim torrado e limpo
200 grs de castanha de cajú
200 ml de azeite de dendê
1/2 xicara (cha) de azeite de oliva virgem
500 ml de leite de coco

1 litro de agua
2 tabletes de caldo de peixe ( eu usei molho de ostras que se encontra em qq loja oriental)
2 cebolas picadinhas
1 tomate picadinho
coentro picadinho
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Primeiramente, junte no liquidificador, o camarão seco, as castanhas, o amendoim e o gengibre e vá batendo com leite de côco e água até formar uma pasta cremosa, mas não muito grossa. Separe em uma tigela.
Numa panela de barro ( de preferencia) refogue a cebola e os quiabos picadinhos no azeite de oliva e acrescente uma colher de suco de limão pra cortar a baba. Acrescente o sal e a pimenta.
Adicione o tomate picadinho, o azeite de dendê e mexa até começar a ferver. Desepeje então a mistura cremosa de amendoim, camarão seco e castanha de caju e continue mexendo.
Adicione o caldo de peixe ou ostras e acrescente mais água ou leite de côco se estiver mto grosso. Prove novamente o sal e a pimenta e deixe cozinhar por cerca de mais 5 minutos. O caruru vai levantar fervura e depois essa espuma começará a "enrugar". Esse é o ponto.



Após retirar do fogo, sirva como acompanhamento pra peixe, galinha, arroz ou uma deliciosa frigideira de mariscos ou bacalhau
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF