Bolo branco básico
Para muitas pessoas preparar um bolo bem fofinho é um bicho-de-sete-cabeças. Eu aprendi a bater bolo quando tinha uns 9 ou 10 anos de idade. Minha mãe me ensinou. Na época não tínhamos batedeira em casa e eu batia na mão mesmo. Então mesmo quem não dispõe de batedeira pode preparar um delicioso bolo. Na verdade é muito fácil de fazê-lo e você pode tentar agora mesmo. Ainda dá tempo de fazer pro lanche da tarde. Vamos aos ingredientes:
- 200 g de manteiga ou margarina (eu prefiro manteiga)
- 02 xícaras (chá) de açúcar refinado
- 04 ovos
- 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 01 xícara (chá) de leite
- 02 colheres (chá) de fermento químico em pó
O primeiro passo é separar todos os ingredientes e colocá-los na bancada de trabalho. Todos eles devem estar na temperatura ambiente. Peneire a farinha junto com o fermento. Isso é importante para garantir mais leveza ao seu bolo. Ao peneirar a farinha, você a está aerando. Separe as claras das gemas. Na tigela da batedeira coloque a manteiga, as gemas e o açúcar. Bata até obter um creme clarinho. Eu costumo deixar bater bastante. Por uns 10 minutos. Se for bater a mão, use uma colher grande e bata por uns 20 minutos. Despeje esse creme em uma tigela maior. Vá alternando o leite e a farinha mexende delicadamente até a massa ficar bem homogênea. Não bata muito nessa estapa. Apenas misture. Adicione as claras batidas em neve fazendo movimentos circulares de baixo pra cima, envolvendo toda a clara na massa. Vá girando a tigela. Despeje a massa em assadeira untada e polvilhada. Forno pré-aquecido a 220° C por 10 minutos. Depois baixe pra 180° C. Quando o bolo dourar por cima, verifique se já está pronto usando um palito. Se sair limpo então já está assado.
Agora é só passar um cafezinho e se deliciar.
Para variar você pode substituir o leite por suco de laranja ou de maracujá.
Se quiser uma cobertura, faça um brigadeiro mole e jogue por cima. Outra sugestão é fazer uma cobertura de laranja ou maracujá, usando suco e açúcar de confeiteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário