quarta-feira, 6 de abril de 2011

Torta de Atum de Liquidificador

Torta de Atum de Liquidificador/


Embora a gente não possa dizer que as tortas de liquidificador sejam comida típica de verão, a verdade é que elas têm todo o jeito da estação, não é não? São fáceis de fazer, geralmente são econômicas e rápidas e, dependendo do que se usa no preparo, elas requerem apenas uma boa salada, como complemento. Esta é a torta clássica, aquela que tem a massa mais compacta, um pouco parecida com a de pudim. Mas nem por isso ela deixa de ser deliciosa; experimentem e depois me digam se não tenho razão. Com a postagem desta receita eu participo da 'Blogagem Coletiva: Férias de Verão',  proposta pela Deborah.

Torta de Atum, Cebola e Pimentão
(de liquidificador)

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 e1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) caprichada de óleo de cozinha
3 ovos grandes
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou tipo Minas, curado, ralado (opcional)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) rasa de sal ou a gosto

Recheio
1 lata de atum em molho de óleo (escorrido)
3 cebolas cortadas em fatias finas (usei da roxa)
1/3 de 1 pimentão verde cortado em pedaços pequenos
1/3 de 1 pimentão vermelho cortado em pedaços pequenos
2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
18 azeitonas picadas (descarte os caroços)
2 tomates sem peles e sem sementes picados
1 e 1/2 colher (chá) de sal ou a gosto
1/3 colher (chá) de pimenta do reino preta moída na hora

Preparo:

Comece pelo recheio:

Ponha o óleo numa panela de tamanho médio e leve-a ao fogo. Frite as cebolas rapidamente, já sem cascas e fatiadas  (por 30 segundos). Acrescente o atum (já com o molho escorrido) e os demais ingredientes, exceto as azeitonas. Refogue tudo por 1 minuto. Apague o fogo e junte as azeitonas. Deixe que o recheio esfrie. 

Massa
Coloque os ingredientes no copo do liquidifcador, começando pelos líquidos: leite, óleo e ovos. junte as farinhas, aos poucos, e bata até que tudo fique misturado. Junte o queijo (se for usar), o sal  e, por último, o fermento. Unte e enfarinhe uma forma de 20 ou 25 cm de diâmetro (com ou sem furo no centro) e ponha-a de lado. Verifique se o recheio tem líquido e, caso tenha, escorra e descarte o líquido. Verta a massa na panela do recheio já frio e misture tudo, com uma espátula. Despeje a mistura na forma preparada e leve-a ao forno médio (180ºC) por mais ou menos 45 minutos ou até que a torta passe no teste do palito.

Nota: O recheio desta torta pode ser variado ao gosto de quem a prepara, ou de acordo com o que se tem na despensa ou geladeira, rsrs
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF