segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate - Receita do leitor


Hoje o receita do leitor tem um gostinho especial, já que foi feita pelo maior incentivador do blog, o Rodrigo. Atendendo um pedido ele foi pra cozinha, meio a contragosto, preparar a receita campeã de bolo de cenoura do culinarista Mauro Rebelo. 
Mas por fim deu tudo muito certo e pudemos nos deliciar com um bolinho de cenoura delicioso com cobertura de chocolate feito integralmente pelo Rodrigo! Melhor impossível!





3 ovos grandes
250g de cenoura crua em rodelas
100ml de óleo
300g de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
260g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Calda de chocolate
200g de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de cacau
1 colher (sopa) de amido de milho
250ml de leite


Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma de capacidade interna de 3,5 litros.


2. No liquidificador, bata os ovos, a cenoura e o óleo até triturar toda a cenoura e formar uma mistura líquida e homogênea.


3. Em uma tigela, misture bem o açúcar, sal, farinha e fermento. Faça uma depressão no centro e despeje a mistura liquidificada. Misture delicadamente com uma espátula só até incorporar. Despeje na forma preparada e asse por 45 minutos ou até que um palito inserido no centro, saia limpo.


Calda de chocolate
4. Em uma panelinha, misture bem o açúcar, sal, cacau e amido de milho. Junte o leite e leve ao fogo sempre mexendo até formar uma calda espessa e brilhante. Despeje essa calda sobre o bolo quente ou frio.


Dicas do Rodrigo: Se preferir uma calda mais líquida como a da foto, leve ao fogo 6 colheres de sopa de leite, 4 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de cacau. Deixe ferver e aplique sobre o bolo todo furado com uma faca para absorver melhor a calda.


Dicas do Chocorango: Quanto mais cenoura você colocar no bolo, mais molhadinho, denso e amarelo, ele vai ficar. Quanto menos cenoura, mais leve e aerado será o resultado.
A cenoura escolhida também influencia no bolo, há cenouras mais úmidas que as outras e isso pode deixar o bolo mais denso se usar várias delas.
Procure achar um meio termo para que o bolo não fique "empaçocado" e pesado ou então leve, porém sem a intensidade do sabor de cenoura desejado.
O bolo da foto foi feito com 250g de cenoura.

Receita pouco adaptada de Mauro Rebelo.
Fonte: http://chocorango.blogspot.com/

Para os rapazes (e moças também) que nunca se aventuraram na cozinha, não tenham medo de se arriscar. Esse foi o primeiro bolo que o Rodrigo fez e ficou saborosíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF