segunda-feira, 18 de março de 2013

Receita de Molho Branco

Receita de Molho Branco

 |


Receita de Molho Branco Receita de Molho Branco
Molho branco é um coringa na cozinha. Dá para usar com macarrão, com panquecas, com carne, com legumes. É excelente para gratinar e dá um up em muitas receitas. E são muitas as receitas de molho branco, tem o clássico Bechamel, tem com creme de leite e tem o simples, vou fazer hoje o com creme de leite. É uma receita bem caseira, sem pretensão nenhuma, mas que é muito gostosa e dá para você usar em muitas outras receitas.
Se você quiser fazer ele mais grossinho diminua a quantidade de leite usada e se quiser deixá-lo mais rico acrescente queijo ralado (pode ser parmesão ou muçarela), principalmente se você for usar o molho para gratinar. Veja como fiz o meu.

Receita de Molho Branco

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
Uma pitada de noz moscada
1/2 colher (de chá) de sal
1/2 lata de creme de leite
Modo de Preparo
Coloque a manteiga em uma penela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos. Agora acrescente a noz moscada, o sal e o creme de leite. Misture e desligue o fogo.
Dicas:
  • Eu gosto de ralar a noz moscada na hora, por isso compro a noz moscada (no supermercado ela fica perto da canela em pau, do cravo, etc…) e na hora ralo na parte fina do ralador.
  • Se mesmo tendo todo cuidado, seu molho empelotar (as vezes acontece mesmo) coloque no liquidificador, bata e volte para a panela, ele vai ficar lisinho.
  • Se for usar o molho só depois que ele esfriar, então use a minha dica (clique abaixo) para não criar uma camada grossa por cima:


Fonte:  http://www.aquinacozinha.com/2012/09/receita-de-molho-branco/#ixzz2NwfAstJZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF