quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolo de mandioca de liquidificador

Bolo de mandioca de liquidificador

                                         

 
Aqui está chuvoso bom para um café com bolo de mandioca de liquidificador. Já está pronto agora pode sentar e vamos colocar a conversa em dia. Ando em direção contraria, enquanto está todo mundo indo à praia deixei a praia e vim para o sitio. Aqui a região é serra, então a temperatura está bem mais agradável, prefiro sombra e agua fresca…  João Pessoa está bem abafado, dizem que é sinal de chuva, tomara! Vamos continuar a prosa do bolo de mandioca que por sinal tem uma dica maravilhosa.
 Bolo sem glúten o bolo de mandioca conhecido também como bolo de aipim ou bolo de macaxeira, este é de liquidificador, não leva fermento, ficou com uma textura um pouco mais durinha que a de um pudim.
Como vocês fazem o bolo de mandioca? Ralam a mandioca e depois espremem em uma toalhinha fina é isso? Tenho uma dica 10, a mandioca já sai pronta ralada e espremida.
Dica:
Descasque a mandioca, lave, corte em cubos e passa na centrifuga ( tipoJuicer) isso mesmo que você leu, aquela centrifuga que vocês fazem o suco de abacaxi com a casca. Só que dessa vez vocês irão fazer a ordem inversa, dispensa o liquido e usa o bagaço.  A mandioca já sai ralada e sequinha. Fica só faltando fazer o bolo que por sinal está receita é bem pratica, é no liquidificador.

Bolo de Mandioca de liquidificador
Ingredientes para o bolo:
03 ovos
04 xícaras de (chá) de mandioca crua ralada e espremida
02 xícaras de (chá) de açúcar
05 colheres de (sopa) de manteiga – 100 gramas
01 xícara de (chá) de leite de coco

Para o caramelo:
02 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água quente

Modo de Fazer o caramelo:
Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar em fogo baixo até ficar dourado, junte a água quente mexa para dissolver os torrões e a calda engrossar, coloque a calda em uma forma de buraco tamanho médio (22 cm) espalhe bem o caramelo por toda a forma e deixe esfriar.

Modo de fazer o bolo:
Bata todos os ingredientes do bolo no liquidificador e reserve.
Despeje a massa do bolo na forma já caramelizada e leve ao forno médio preaquecido para assar por 45 min ou 01 hora.
Desenforme o bolo frio ou morno. Se tiver dificuldade para soltar o bolo da forma coloque a mesma numa vasilha com água fervente para amolecer a calda, depois e só desenformar o bolo.
Bolo de Mandioca de Liquidificador I

Fonte: http://www.teretetenacozinha.com.br/2016/01/bolo-de-mandioca-de-liquidificador.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF