quarta-feira, 29 de junho de 2016

Moqueca de Camarão

Moqueca de Camarão

                                            
Antes que me perguntem se esta moqueca de camarão é a legitima capixaba ou baiana. Não essa é autentica receita de moqueca de camarão da cozinha do Teretetê. Pesquisei mais sobre as diferenças da moqueca baiana e moqueca capixaba. A moqueca baiana não pode faltar leite de coco, pimentão, azeite de dendê e coentro para finalizar o prato. Geralmente tem sabor mais forte e complexos. Já a moqueca típica do Espírito Santo é um prato mais leve. Feita com tomates, óleo de urucum e caldo de peixe, a receita reconfortante agrada paladares mais suaves. Fonte dessa informação aqui.
Adoro Moquecas, moqueca de camarão, moqueca de peixe… o importante que seja bem feita e com carinho. Não coloco dendê que marido não é tão fã, mas fica saborosa e não dá para quem quer.
Essa coisa de receita original, autentica cada um tem o modo de fazer e achar que a sua é autentica, acho que vou chamar a autentica moqueca de camarão do Teretetê né porque não dá  blá,blá… Então esta é a minha receita autentica de moqueca de camarão.
 
Ingredientes:
03 colheres (sopa) de azeite
01 cebola sem casca picada
03 dentes de alho amassados ou picados
01 pimentão verde sem semente picado
02 tomates sem sementes picados
500 ml leite de coco
Sal e pimenta a gosto
01 pitada de colorau
800 g de file camarão (já limpos)
Coentro picado a gosto
 
Modo de preparo:
 
Em uma frigideira ou panela adicione o azeite e em seguida a cebola picada. Refogue bem até que a cebola esteja macia.  Em seguida adicione o alho e refogue por mais dois minutos.
Adicione o pimentão, o tomate e o leite de coco. Com uma colher continue mexendo até que a mistura comece a ferver. Quando começar a ferver adicione o sal e pimenta, o colorau deixe ferver mais um pouco e adicione os camarões.
O tempo de fogo do camarão é muito importante. Depois que os camarões estiverem rosados deixe cozinharem por apenas 5 minutos para que eles não fiquem borrachudos.
Desligue o fogo e adicione o coentro, se quiser faça um pirão com o caldo e sirva com arroz branco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF