segunda-feira, 13 de maio de 2013

Salmão: benefícios e forma de preparo

Salmão: benefícios e forma de preparo


salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-6
Hoje vou falar sobre esse peixe super nutritivo que vive em águas frias e que tem diversos benefícios à saúde.
Rico em ômega-3, o salmão possui ação protetora do coração, que evita a formação de placas nas artérias, diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL) e ainda combate os triglicerídeos. Além disso, uma dieta rica em ômega 3 parece estar associada a menores riscos de desenvolvimento de endometriose nas mulheres, conforme pesquisadores de Harvard.
O ômega-3 é um ácido graxo chamado essencial, pois não pode ser sintetizado no organismo e devem ser consumidos na forma de gorduras. Ele está presente em grande quantidade nos pescados de águas salgadas e frias, como bacalhau, atum, sardinha e salmão.
Além disso, as proteínas presentes no peixe são de alto valor biológico e fácil digestibilidade, superior às da carne vermelha e de boi.
salmao blog da mimis
Além de aprendermos um pouquinho sobre as particularidades do salmão, eu vou passar a vocês um modo fácil e gostoso de prepará-lo na forma de filé.
Mas antes vou contar uma historinha para vocês. :)
Eu nunca fui muito fã de salmão, até alguns anos atrás. Achava o gosto forte e amargo e sentia muito a presença da gordura no peixe. Até que comecei a fazer em casa e descobri como prepará-lo para deixar do jeitinho que eu gosto.
Hoje eu amo salmão. E ele fez parte da minha dieta de emagrecimento e não pode faltar no meu dia a dia.
Sempre quando compro salmão, peço para o peixeiro retirar a pele e a gordura que fica nas bordas. São elas as responsáveis pelo sabor forte do peixe. Neste post AQUI eu mostro como fica o filé limpo e também como eu retiro as espinhas do peixe.
Depois de limpo, corto em pedaços de acordo com a quantidade em gramas que eu quero.
Aí podemos ver dois filés de peixe bem bonitos. Perceba que o segundo apresenta um lave camada acinzentada na sua superfície. Essa é a parte do peixe voltada para a pele, ou seja, uma camada de gordura que permanece no filé. Na hora de grelhar ela será importante.
salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-2
Para grelhar os filés é muito simples. Pré aqueça a frigideira anti-aderente e coloque os filés com a face da camada de gordura voltada para a frigideira. Isso fará com que a própria gordura do peixe “frite” os filés.
salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis
Outra dica para  deixar o salmão mais saboroso, é cozinhá-lo pouco. Isso também faz com que as gorduras presentes no peixe não aqueçam tanto, deixando-o com sabor forte. Eu prefiro comer meu filé dourado por fora e mais cru por dentro. Se você não gosta assim, ache o ponto do seu gosto.
Então, logo que a parte debaixo estiver dourada, eu viro os filés. Se a frigideira estiver na temperatura correta, isso acontece em 1 a 2 minutos.
Veja que a gordura da panela é a própria gordura do salmão.
salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-3
Vá virando delicadamente os filés, até que todos os lados estejam dourados. Eu levo menos de 5 minutos para fazer os filés mal passados. E só tempero na última virada com pimenta do reino e pouco sal.
salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-4
Gosto de acompanhá-los com saladas, uma massa leve ou até um risoto. Veja outras receitas de salmão AQUI e AQUI. Em breve vou passar a vocês uma receita de risoto de abobrinha e limão siciliano que fica perfeito acompanhando salmão. Tenho certeza que vocês vão amar.
Informações nutricionais por 100g de peixe:
Cal: 211   C: 0g   P: 22,5g  G:  13,4g

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF