quarta-feira, 24 de abril de 2013

Acarajé e Vatapá

Acarajé

De vez em quando colocar o pé na estrada é bom demais né? rs
No meu caso, colocar a imaginação pra passear por esse Brasil lindo..
Adoro experimentar sabores diferentes.. é bom por demais.
A cada lugar que passo com a minha cozinha, fico encantada com os temperos..
Dessa vez o Cozinha foi parar na Bahia.. Hummmmm
Tá, que meus camarões não eram nada parecidos com os camarões usados no famoso acarajé baiano.. mas como as formigas não gostam dele com casca, eu acabei fazendo diferente.. mas confesso que ficou super saboroso..
Vamos então a preparação..

  • 500 gramas de feijão fradinho
  • 1 cebola grande
  • 10 gramas de sal
  • 5 gramas de pimenta-do-reino branca (eu não tinha e usei a normal mesmo)
  • 1/2 litro de água mais ou menos, vá colocando aos poucos, ela tem que ficar uma massa grossa
Modo de fazer:
Coloque o feijão de molho na água por 2 horas. 
Jogue a água fora. Junte todos os ingredientes e bata em um processador até que obtenha uma massa uniforme (eu usei o liquidificador). 
Peneire retirando assim a pele. 
Depois é só fazer as bolinhas e fritar em azeite de dendê a 180°graus. 


Agora vamos a receita do Vatapá:
  • 50 gramas de amendoim
  • 50 gramas de castanha de caju
  • 100 gramas de camarão (usei o camarão rosa)
  • 50 gramas de feijão fradinho
  • 100 ml de azeite de dendê
  • 200 gramas de pão de forma sem casca
  • 50 gramas de tomate e sem semente
  • 1 cebola grande picada
  • 100 ml de leite de coco
  • 75 ml de caldo de legumes
  • 15 gramas de gengibre ralado
  • 4 dentes de alho
  • suco de 1 limão
  • 1 colher de café de sal
  • 1 pimenta grande dedo-de-moça sem sementes
  • 1/2 maço de coentro
Junte todos os ingredientes (menos o pão e o leite de coco), bata tudo no liquidificador e reserve.
Em uma vasilha coloque o pão de forma e o leite de coco, espere que o pão absorva todo o leite. Coloque em uma panela e deixe ele cozinhar por alguns minutinhos, acrescente a mistura do liquidificador e deixe cozinhar, vá mexendo sempre, até que não fique com o gosto de cru.. 

Agora vamos ao vinagrete...
Aliás o vinagrete é super simples né?
Tomate, pimentão, cheiro verde e cebola picadinhos a gosto..
Temperadinho com sal, vinagre e azeite..

Os camarões eu fiz refogadinho com azeite, alho, cebola picadinha, uma pitadinha de açafrão só pra dar uma corzinha e quando desliguei o fogo, acrescentei cheiro verde.

Aqui em casa ninguém gosta muito de quiabo..
Então eu resolvi não fazer o caruru..
Juro que me senti uma baiana, fazendo o bolo de feijão pra fritar srs
Eu usei uma concha e uma colher de pau... meia desajeitada mas até que saiu sr
Aí quando tudo estiver pronto é hora de montar..

É só partir o bolinho ao meio, sem separá-lo, coloque o vatapá..
Acrescente o vinagrete
Os camarões, e só de maldade coloque aquele molhinho de pimenta.. 
Hummmmmm que fica uma perdição viu? sr
Fonte: http://apenasmulhernacozinha.blogspot.com.br/2013/03/acaraje.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF