quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cozinha de Pernambuco

Cozinha de Pernambuco"

Bom dia!!!
Hoje o Cozinha vem trazendo um sabor todo especial... aliás bota sabor especial nisso viu?
E o post de hoje vai pra uma pessoinha por qual eu tenho um carinho super especial.. minha linda amiga Pandora lá do Blog "Uma Pandora e sua Caixa"
A Pandora é uma menina super linda.. uma das coisas que mais me chama a atenção nela é sua paixão pelos livros.. isso realmente me encanta..
Ela sempre está por aqui no Cozinha.. me enchendo com seu carinho lindo.. 
Outro dia na fila do mercado.. estava aguardando chegar minha vez, quando olhando na prateleira me deparei com um livro de receitas da coleção "Cozinha Reginonal Brasileira" da revista  Cláudia trazendo pratos maravilhosos de Pernambuco, o livro é um pecado do início ao fim..
Então resolvi que o sábado iria ter várias delicinhas com sabor tipicamente nordestino..
E posso contar?
Fez sucesso por demais aqui em casa.
Então vamos as receitinhas né?
Vamos começar pelo "Charque à Brejeira..
Ingredientes:

  • 500 gramas de charque cozido e cortado em tiras (usei 1kg e desse quilo retirei umas 200 gramas para fazer a paçoca)
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1 tomate cortado em tiras finas (usei 2 tomates)
  • 1 cebola cortada em tiras finas
  • 1 pimentão cortado em tiras finas
  • 2 dentes de alho amassados
  • sal a gosto (não usei nadinha)
  • 1 pitada de pimenta
Deixei o charque de molho na noite anterior, troquei a água pela manhã.
Cozinhei o charque por alguns minutos, depois cortei.
Refoguei o charque na margarina (usando a margarina a carne fica mais macia), antes que ela fique totalmente douradinha, acrescente a cebola, o pimentão, o tomate o alho. Refogue por mais alguns minutos, acrescente a pimenta e o sal se precisar, no meu caso não coloquei nada de sal.

Para a paçoca de carne, eu fiz assim..
Em uma panela eu coloquei um pouco de óleo, as 200 gramas do charque que eu havia separado, assim que estava frito eu acrescentei cebola, curry a gosto, para dar uma corzinha linda... e então coloque a farinha.. não deixe muito seca.
Depois leve essa farofa para o liquidificador e bata até que vire uma deliciosa paçoca.
Para bater rápido eu costumo agitar o liquidificador enquanto ele está batendo, isso ajuda pra que ele não fique pesado.
Depois é só voltar pra panela e acrescentar cheiro verde. (essa receitinha não é do livro.. é a forma como faço a paçoca que as meninas amam aqui em casa rs)
Servi minha carne à brejeira com a paçoca de carne, arroz e um delicioso feijão de corda super temperadinho...

Pensa que acabou?
Nada.. agora é hora da sobremesa..
E não podia ter escolhido uma que me agradasse mais..
Olha que maravilha.. fácil e super delicinha..
"Cartola"
Vamos aos ingredientes:
  • 6 bananas prata 
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 200 gramas de queijo manteiga em fatias (eu não achei esse queijo, então eu usei o queijo de minas, e pra mim ficou perfeito.. hummm)
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 4 colheres de açúcar refinado (eu usei a cristal porque só vi na hora que eu não tinha a refinada) 

Comece colocando as bananas em uma superfície e delicadamente amasse com as pontas dos dedos para que fique mais fácil de fritar.
Aqueça a manteiga em uma frigideira e frite as bananas até que fiquem douradinhas. Retire e reserve. Frite o queijo em uma frigideira antiaderente, doure dos dois lados.
Arruma as bananas em um pratinho, coloque o queijo por cima, depois misture a canela e o açúcar e polvilhe por cima..
Sirva quente..
Se ficou bom?
Tudo de bom e mais um pouco.. rs
Fonte: http://apenasmulhernacozinha.blogspot.com.br/2013/03/cozinha-de-pernambuco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF