segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Batata com queijo e bacon

Post especial para a Akemi (aquela que testou as barrinhas de chocolate e morango), mas que vai agradar à todos os leitores! 
Decidimos passar uma receitinha de molho de queijo ESPETACULAR para acompanhar a boa e velha batata assada.
Cozinhamos os tubérculos antes para adiantar o processo, mas como sabemos que a Akemi EXIGE somente batatas assadas no forno para fazer a batata recheada, demos as instruções de como fazer no final do post. Cozida antes ou somente assadas, podemos adiantar que é sensacional! Dá vontade de comer todos os dias!



Batatas
4 batatas médias
Azeite
Sal
Pimenta moida na hora
Ervas




Tem batata em casa e não sabe o que fazer com ela? As opções não faltam: bolinho de batata e frango, coxinha, escondidinho, lasanha de batata, linguiça assada com tomate, cebola e batata, purê especial e torta de batata.

Fonte: http://chocorango.blogspot.com/2010/09/batata-ao-murro-com-queijo-e-bacon.html
200g de bacon cortado em cubinhos

Molho de queijo
200g de requeijão
60g de provolone
60g mussarela
100ml de creme de leite fresco
Pimenta do reino branca
Noz-moscada




Preparo
1. Cozinhe as batatas por 15 minutos em pouca água até amaciarem um pouco e dê um murro no centro de cada uma delas para que se abram. Cuidado para não usar muita força e a batata se desfazer ou voar longe.

2. Coloque-as em uma assadeira e regue com bastante azeite, tempere com sal, pimenta moída na hora e as ervas escolhidas. Asse em forno 200˚C por aproximadamente 20 minutos.

3. Enquanto a batata assa, doure o bacon em sua própria gordura e reserve.

Molho de queijo
4. Em uma panela, coloque o requeijão, os queijos e o creme de leite. Leve ao fogo mínimo sempre mexendo para derreter os queijos e formar um creme homogêneo e espesso. Tempere com pimenta e um pouquinho de noz-moscada.

Para finalizar
5. Sobre a batata assada, coloque uma porção de molho de queijo e salpique bacon por cima. Sirva imediatamente.

Dicas: Se possível, escolha uma batata própria para assar. Se preferir, pode prepará-la direto no forno, regando com bastante azeite e assando em forno 200˚C até que ela esteja macia, com a casca dourada.
Você pode usar orégano, manjericão ou tomilho, para temperar as batatas. Ou se preferir, use só sal e pimenta.
Se o creme de leite disponível tiver apenas 20% de gordura ou menos, acrescente-o no final do preparo, quando os queijos já estiverem derretidos.

Rende: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF