quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bolo com morangos frescos

Bolo com morangos frescos


Já nos 46 minutos do segundo tempo da época dos morangos resolvi bater este bolinho que estava na minha longa e interminável lista "por fazer". Esta receita já rodou meia blogosfera mas vi pela primeira vez aqui e descobri que tinha o livro de onde ela foi tirada há alguns anos... hein??? Alguém, por favor, me diga por que compro tantos livros de culinária se, no final, acabo sempre recorrendo ao santo google??? :D
O massa do bolo lembra de muffins, fica bem encaroçada, pesadona e precisa ser bem alisada na hora de espalhar na assadeira, principalmente nos cantos. Depois de espalhada, fica baixinha mesmo. Apesar disso, o bolo sai do forno crescido, cheiroso e bem macio! Para quem se interessou e pretende fazer, um aviso: o bolo é pouquíssimo doce. Até eu que gosto de bolos assim, achei que faltou um tiquito de açúcar mas acredito que o problema tenha sido em parte dos morangos que estavam azedos.

315g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
uma pitada de sal
uma pitada de noz moscada ralada na hora
raspas de um limão
90g de açúcar
60g de manteiga sem sal derretida
2 ovos jumbo
250ml de leitelho * (usei um copo de iogurte natural e completei com leite)
1 caixa de morangos limpos e fatiados (ou outra fruta fresca do seu gosto)
2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou demerara

* leitelho caseiro = coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre e complete com leite até 250ml. Deixe descansar por 10 minutos e utilize na receita.

Pré-aqueça o forno a 200˚C.
Unte e enfarinhe uma fôrma de 20x30cm.

Numa vasilha grande, peneire a farinha com o fermento e o sal. Rale a noz moscada aí e junte o açúcar. Dê uma boa misturada, faça uma cova no meio e reserve.
Numa outra vasilha, coloque os ovos e bata até espumar e ficar claro. Junte o leitelho e a manteiga derretida. Bata mais um pouco e adicione as raspas de limão.
Despeje este creme na cova dos ingredientes secos. Misture com espátula apenas para incorporar os ingredientes. Fica uma massa pesada e encaroçada. Despeje na assadeira e espalhe com a ajuda da espátula. Distribua os morangos sobre a massa e espalhe a açúcar cristal.
Leve para assar por 35 minutos ou até ficar levemente corado. Faça o teste do palito.
Sirva morno ou em temperatura ambiente. Depois de frio, embrulhar o bolo em filme plástico bem rente para não ressecar.

Fonte: http://pecadodagula.blogspot.com/2010/10/bolo-com-morangos-frescos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF