quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Rosca de cebola




Dia desses lembrei-me dos bagels que comprava na estação de Hamamatsu. Os meus preferidos eram de sementes e cebola. Chegava em casa, esquentava e recheava com patê de cream cheese e manjericão vendido na loja também. Era muito bom!!!
É claro que pensando em comida, veio a vontade de comer e lá fui eu à cata de alguma receita com cebolas. Queria algo prático e rápido para saciar a larica e encontrei esta receita.
Enquanto assava, maridão perguntou várias vezes o que eu estava fazendo que cheirava tão bem! Fiz mistério até a hora de servir o nosso lanche da tarde. Não só o cheiro mas o sabor deste pãozinho de minuto é delicioso! Para quem gosta de cebola é um prato cheio!
Confesso que duvidei dessa receita. Desculpe, Cherry Blossom!!!! A massa ficou muito seca (acho que por conta deste ar seco que tem feito ultimamente e do queijo que inventei de colocar talvez) e tive que acrescentar quase 1/2 xícara a mais de leite. Ainda assim a massa ficou beeeem pesada e esponjosa. Como o método de preparar é o mesmo que muffins fiquei com receio de que com tanta "mexeção" na massa ela ficasse dura e solada.
Usei uma forma grande de anel e por isso a massa não cresceu muito mas a textura ficou surpreendentemente leve e macia! Uma delícia comer fatias dela com requeijão cremoso, conforme recomendação da autora. Muito obrigada, Cherry, por compartilhar esta receita deliciosa!!!

Rosca de cebola

* xícara medida de 240ml

1 ovo jumbo
1/2 xícara (chá) de bom óleo vegetal ou azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de leite (usei 1 xícara, mas inicie com meia xícara e acrescente mais se necessário)
1 colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (chá) de açúcar
1 cebola grande e mais 1/2 unidade para colocar em cima do pão (usei 2 médias)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
50g de queijo parmesão ralado (opcional)
Orégano, sal e pimenta do reino a gosto

Descasque as cebolas e corte em fatias finas com um cortador de legumes (eu cortei com faca mesmo). Depois com uma faca corte ⅔ das fatias para que fiquem em pedaços menores. Reserve.

Num recipiente peneire a farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e metade do queijo se usar. Misture bem e faça uma cova no meio. Junte então aí a cebola picada miúda, o óleo ou azeite, o leite e o ovo . Mexa rapidamente até tudo fique bem ligado. Você deverá obter uma massa bem pesada e “grudenta”, se achar que ficou muito seca junte mais leite até dar ponto.
Despeje a massa numa forma do tipo bolo inglês ou de anel untada e polvilhada com farinha de trigo e cubra com a cebola fatiada restante. Polvilhe orégano, pimenta do reino (se quiser), o resto do queijo ralado e regue com um bom fio de azeite.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º C até que as cebolas da superfície do pão fiquem douradas, cerca de 40 a 45 minutos.
Desenforme depois de alguns minutos e sirva morno ou frio cortado em fatias grossas.


Fonte: http://pecadodagula.blogspot.com/2010/09/rosca-de-cebola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF