quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nhoque de Batata

Nhoque de Batata



Essa foi a primeira vez que fiz nhoque na minha vida. Confesso que fiquei tensa. Achei que era uma tarefa tranquila até ler a receita. Lá diz que não pode sovar muito, porque se o fizer a massa fica pegajosa. Além disso, para completar o quadro de tensão, chega a minha avó [a cozinheira oficial de nhoque da família] que começou a questionar o porquê de não estar usando manteiga. Eu li e reli a receita procurando algum indício deste ingrediente. Não achei nada! Aí já comecei a achar: "vai ficar horrível! vai ficar sem gosto! Será que sovei muito?". Enquanto tudo isso acontecia, eu já estava formando os nhoques.
Chega o momento de verificar se tudo foi bem: jogar o nhoque na água quente. Eu não sei se os primeiros demoram a subir. Só sei que olhava pro fundo da panela e via os nhoques circulando, porém nada de boiar. Tensão! Comecei a enlouquecer e ficar falando alto: "Sobe Nhoque! Sobe Nhoque!". Cantei a tarantela! E finalmente, as minhas preces às Mammas italianas foram atendidas. Os nhoques começaram boiar e a ser retirados da água quente. Provei e estavam numa consistência excelente. Suspirei aliviada. Deu certo! Fiquei toda orgulhosa. :)
Recomendo a todos fazer essa massa tão famosa. Não é difícil, só deve-se ficar atenta (o) a alguns detalhes.
Até a próxima. Bom feriadão! Beijos

NHOQUE DE BATATA
[receita retirada do livro A Grande Cozinha - Massas da Abril Coleções]

Ingredientes:
  • 1 kg de batatas (as de polpa mais seca se possível)
  • 250g de farinha de trigo
  • noz-moscada e sal a gosto
obs: 1 xícara (chá) de farinha de trigo = 120g

Modo de preparo:
  1. Lavar as batatas, colocá-las numa panela com água fria e levar à fervura, deixando cozinhar. Quando estiverem macias, escorre-las, retirar as cascas e passar pelo amassador. OBS: para cozinhar as batatas no micro-ondas, deve lavar as batatas e descascá-las. Depois colocar num saco transparente com um pouco de água. Fechar o saco e furá-lo com um garfo. Tirar o ar da saco e colocá-lo num recipiente que possa ir ao forno micro-ondas. Deixar por 10 minutos na potência alta. Se espetar com um garfo e ainda estiver dura, pôr para cozinhar por mais alguns minutos. Assim que estiverem cozidas, passar as batatas pelo espremedor.
  2. Colocar o purê sobre uma mesa ou local que vá trabalhar a massa.
  3. Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente a massa. Não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata, resultando numa massa desagradavelmente pegajosa.
  4. Divida a massa em pedaços e role-os sobre a mesa enfarinhada, formando bastões longos de espessura de um dedo mínimo.
  5. Corte em pedaços de 2 cm. Role cada pedaço pelas costas de um garfo, apertando levemente com o polegar para fazer os riscos característicos.
Atenção!
  1. É importante salpicar com um pouco de farinha os nhoques para evitar que grudem.
  2. Cozinhe-os em bastante água fervente salgada, um pouco de cada vez.
  3. Os nhoques estarão cozidos quando subirem à tona. Nesse momento retire-os delicadamente com uma escumadeira e sirva bem quente com o molho de sua preferência.
Truques e Conselhos
  1. O mais importante ao fazer nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves e, portanto, com melhor textura e sabor. No entanto, não se deve amolecer demais a massa.
  2. Se a qualidade de batatas não for a ideal para nhoques, pode-se acrescentar 1 ovo e um pouco de fécula de milho [no momento de misturar todos os ingredientes] - já que esses dois itens agregam sabor, firmeza e resistência ao preparo.

PARA O MOLHO VERMELHO:
Utilizei alho, polpa de tomate, pitada de açúcar, sal, manjericão e um fio de óleo. Refogar o alho no óleo. Adicionar a polpa de tomate. Acrescentar um pitada de açúcar [para reduzir a acidez da polpa], o sal e o manjericão. Assim que estiver pronto, jogar sobre os nhoques.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF