quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Torta de nozes

Torta de nozes

foto Cozinhando com a Lu

Desde pequena eu coleciono revistas, catálogos, fichas, papelzinhos etc etc de receitas diversas. Tem uns impressos aqui que são verdadeiras raridades hehehehe!!!

Folheando uma revista "Cláudia Cozinha", de 1999, achei uma receita bem legal, de torta de pecãs, e então resolvi testar a versão integral e com menos manteiga. Ficou bem gostoso, pois a massinha fica parecendo um biscoito, e a mistura de nozes carameladas lembra aqueles doces árabes, sabe aqueles "ninhos" de castanhas para comer com mel?....mmmmm adoro! É uma torta pequenininha, a forma de 24 cm de diâmetro, e serve-se fatias finérrimas ok? Eu aprecio degustar com um vinho, para o meu gosto um vinho branco geladinho combina muito bem (não entendo necas sobre vinho, apenas degusto...!)

Ingredientes:
Massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral!
2 colheres de gérmen de trigo
50 g de manteiga sem sal, gelada, picadinha (equivale a 1/4 do pacote de 200g)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
5 colheres de água gelada
pitadas de canela, noz moscada, e um tequinho de baunilha.

Recheio
1/2 xícara de açúcar demerara
1/4 de xícara de água
1 colher (sopa) de mel
2/3 de xícara de creme de leite fresco
1 xícara de nozes (usei as nozes "mariposa", mas pode ser a pecã que fica muito bom também)

Preparo
Massa:
Numa tigela, misture 1 xícara da farinha, o gérmen de trigo, a manteiga, açúcar, canela e noz moscada. Misture até virar uma farofinha. Junte a água e essência de baunilha, misture bem com os dedos. Vá acrescentando o restante da farinha, e amasse até virar uma massinha. Faça uma bola, enrole em papel filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Ligue o forno na temperatura média. Forre fundo e laterais de uma forma de fundo removível (pequena heim!! de 24 cm de diâmetro). Fure com um garfo a massa, cubra com papel manteiga e leve para assar para ficar firminha, mas cuidado para não queimar! O tempo é entre 15 e 20 minutos. Retire do forno, retire o papel e deixe esfriar bem.

Recheio:
Misture o açúcar com a água numa panela pequena, e em fogo médio, cozinhe a calda por uns 4 minutos (até caramelar: você sabe o ponto mexendo com a colher, deve estar meio "grossinho"). Junte o creme de leite, misture bem. Desligue o fogo, acrescente o mel, a a baunilha e as nozes picadinhas. Recheie a massa.

Asse em forno pré aquecido até ficar borbulhando (mais ou menos uns 20 minutos). Deixe esfriar bem para servir. A minha quebrou um pouquinho ao cortar. Por isso aconselho a desenformar num prato beeem retinho e usar uma faca bem afiada :o)
 
Fonte: http://lutrapp.blogspot.com/2010/03/torta-de-nozes.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF