quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bolo de maçã com aveia

Bolo de maçã com aveia

Amo castanhas! Elas podem, e devem fazer parte do nosso dia, ainda mais no frrrrrio, já que são calóricas, ricas em minerais etc etc etc.  E sim, devem ser consumidas com moderação por quem está com sobre-peso ou tentanto emagrecer. A propósito, vou abrir um link sobre emagrecimento aqui, já que tem sempre alguém me perguntando alguma coisa, então vou dividir aqui umas dicas valiosas e muito fáceis de seguir, a partir da semana que vem :o).  Vale também para quem come errado, está doente, depressivo, com transtornos alimentares etc etc etc.

Bem: eis um bolo simples, mas com uma aparência deliciosa para um chá da tarde, encontro com as amigas, lanchinho da escola....  Para a alegria de Kátia, minha amiga que detesta sujar um monte de eletrodomésticos, esse dá para fazer à mão (que maravilha!). Ops, ressalva: usei a batedeira apenas para as claras em neve. Mas se tiver um chicote (batedor de mão, acessório culinário heim, pelamordedeus) use-o, assim já dá uma tonificada nos músculos do braço hehe :o)


Ingredientes: (atenção para a medida da xícara: 250ml)
-2 ovos (de preferência orgânicos, ou de galinhas criadas soltas e felizes)
-1 xícara de açúcar mascavo
-2 maçãs raladas com casca (usei a maçã gala)
-1/4 de xícara de óleo de girassol
-1 xícara de aveia em flocos
-1 xícara de farinha de trigo integral
-1 colher (de chá) de canela em pó
-1 colher (de café) de baunilha orgânica (uso da marca "Valeso")
-1 colher (de chá) de fermento em pó

Cobertura:
-1/2 xícara de amêndoas cruas e castanhas do pará picadas
-2 colheres (de sopa) de uvas-passas claras
-2 colheres (de sopa) de uvas-passas escuras
-canela em pó para polvilhar

Preparo:
Misture os ingredientes numa tigela, na ordem em que aparecem os ingredientes. Se vc quer apostar num bolo mais fofinho, bata as claras em neve e misture por último à massa. Unte bem uma forma de buraco média, coloque a massa, e acomode as amêndoas, castanhas e passas. Polvilhe canela, leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos, ou até espetar um palito e sair seco. Deixe esfriar e desenforme o bolo sobre um prato raso. Coloque um prato sobre o bolo e vire ele do outro lado, de maneira que a "cobertura" fique do lado de cima.

Ok, no fim de semana, PODE comer com sorvete.......
 
Fonte: http://lutrapp.blogspot.com/2010/05/bolo-de-maca-com-aveia.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF