quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bolo de côco sem ovo e sem leite

Bolo de côco sem ovo e sem leite

foto Cozinhando com a Lu

Fiz um bolo vegetariano, que parece uma cocada, para provar que o mundo doce existe, mesmo longe de ovo e leite. Os bolos vegetarianos ficam muito bons quando preparados com melado no lugar do açúcar. Nesse caso, usei o açúcar demerara (que é um açúcar cristal um pouco mais escuro, e com menos processos químicos de refino) e usei farinha branca, para dar uma cara de côco mesmo.

Ingredientes: medida da xícara: 250ml
1 e 1/2 xícara e côco ralado (150g)(de preferência fresco!)
1/2 xícara de açúcar demerara
1 xícara de água quente
1/3 de xícara de óleo de girassol
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (usei a branca desta vez)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de noz moscada

Preparo
Misture, numa tigela, os ingredientes, um a um na ordem. Unte uma assadeira média-pequena, retangular, asse em forno médio, pré aquecido, por + ou -, 20 minutos. Tem que ficar douradinho em cima.

Cobertura:
- Eu usei chocolate derretido apenas. Usei 100g de chocolate amargo 70% cacau, derretendo em banho-maria (aqueci uma panela com água até ferver, desliguei o fogo. Coloquei outra panela dentro dessa com água, e o chocolate picadinho dentro, fiquei mexendo até derreter.) Cobri o bolo, e joguei granulados em cima.

- Para ficar vegan (sem leite, nesse caso), você pode fazer uma calda com 1/2 xícara de água, 1/4 de xícara de açúcar demerara, 1 garrafinha de leite de côco, 1 pitadinha de maisena (é uma pitadinha mesmo, tipo uma colher de café). Leve para ferver, despeje sobre o bolo, cubra com côco ralado. Se vc gosta de cravo, acrescente uma micropitada de cravo em pó, ou um cravo inteiro na calda, na hora que ferver.
 
Fonte: Bolo de côco sem ovo e sem leite
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF