quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Brownies de cacau (receita boa)

Brownies de cacau



 
Best cocoa brownies / Brownies de cacau
Perdi a conta de quantas vezes já repeti esta receita – minha irmã de 16 anos ama estes brownies e ficou surpresa com o quão fáceis de fazer eles são quando me viu preparando-os pela primeira vez. Eles fizeram sucesso com o meu irmão e no trabalho, também. Deixei um comentário no post do Chuck em junho de 2008 – foi a primeira vez que fiz estes brownies.
Então por que demorei ume eternidade para publicar aqui uma receita tão fantástica? Porque todas as vezes que assei estes brownies eles desapareceram tão rápido que foi impossível fotografá-los. :)

Brownies de cacau

- xícara medidora de 240ml

10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, de preferência não muito gelada
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado – usei açúcar armazenado com favas de baunilha
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 80g - de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes gelados
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2/3 xícara (74g) de nozes ou pecãs picadas (opcional)

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e quente o bastante para que você queira remover a pontinha do dedo rapidamente a mergulhá-la na mistura para testar. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione a baunilha e misture com uma colher de pau (prefiro uma espátula de silicone). Acrescente os ovos, uma um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. Aí bata vigorosamente – dê 40 boas batidas na massa usando uma colher de pau ou uma espátula de borracha/silicone. Acrescente as nozes, se for usá-las. Espalhe a massa uniformemente na forma preparada.
Asse por 20-25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos (16 ou 25). Remova o papel com cuidado, pois estes brownies são bem úmidos.

Rend.: 16 brownies grandes ou 25 pequeninos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF