terça-feira, 5 de outubro de 2010

Hora das compras

Ajudinha na hora de fazer as compras

Pedi licença da Fla, do Arte na Cozinha, pra publicar aqui um post dela com dicas sobre a hora de fazer as compras.

Para recém-casadas, que pretendem casar, quem mora só, enfim, acho que são conselhos que ajudam todo mundo que tem que fazer a lista de compras da sua casa, então, senta que lá vem história...


"1. A compra é para quantas pessoas?

Faça um cálculo da quantidade que precisará comprar pelo número de pessoas que moram na sua casa. No meu caso, somos apenas eu e meu marido, mas preciso contar que toda quarta-feira a minha ajudante Vilminha está em casa e claro que neste dia o consumo aumenta e por isso deverá ser levado em conta também.
(imagem daqui)


Coloque um papel na porta da geladeira ou então em outro lugar de fácil acesso, para ir anotando no decorrer do mês tudo o que começa acabar. Isto facilita e muito na hora de preparar a lista final, porque você não vai precisar ficar lembrando o que é necessário comprar.

3. Quantas vezes devo ir ao mercado no mês?

Se você tem disponibilidade para fazer mais de 1 compra por mês, pode até fazer, mas tome cuidado, porque no final você sempre irá levar mais coisa do que precisa. Uma média boa é ir ao mercado 1 vez ao mês, na feira 2 vezes ao mês e no açougue 2 vezes ao mês. 

4. Foco no quanto poderá gastar.

Sim, porque quando não se vai com um objetivo certo, você certamente irá acabar gastando o dobro do que realmente precisa, então é muito importante você estabelecer desde o início quanto poderá gastar com a compra em si, e se poderá adquirir alguns supérfluos e quanto será o gasto com estes.

5. Separe sua lista por tipo de produto.

Isto ajuda muuuuuito! Quando o dia de fazer compra estiver por perto, passe sua lista da geladeira ou suas anotações a limpo em uma outra folha (vale até planilha de computador) e separe por categoria: Alimentos / Feira / Carnes / Limpeza / Higiene / Utilidades. Imprima a leve contigo quando for ao mercado.

6. Determine quantidades.

Sim, coloque na sua lista as quantidades de cada produto que irá levar pra casa, para isso costumo sempre pensar nas receitas que posso fazer no mês e quais ingredientes vou precisar, assim consigo estabelecer uma quantidade legal de itens.

7. Fique de olho nas validades.

Sim, porque se você faz compra 1 vez ao mês precisa ficar muito atento ao prazo de validade de algumas mercadorias, principalmente de laticínios. Não compre alimentos que podem vencer num prazo de 15 dias por exemplo, pois pode ser que o consumo não seja completo dentro deste período.

8. Leve uma calculadora.

O que? Você acha que isso é pagar mico? Pra mim, mico é comprar mais do que aquilo que se pode pagar ou pior ainda, do que se pode consumir. Não tenha vergonha! O dindin tá curto e você precisa ficar atenta ao total da sua compra? Então não abra mão de levar nossa amiguinha calculadora e vá somando tudo que está comprando, assim a surpresa não ficará na hora em que for passar no caixa.

9. Fique de olho nas promoções.

A briga entre os supermercados é grande, por isso, vale muito a pena você ficar de olho em ofertas que aparecem na televisão, jornais ou impressos distribuídos dentro dos mercados. Mas cuidado, porque essa história de fazer a compra picada, pegando as promoções de cada supermercado, pode no fim sair mais caro se você também contabilizar o que gasta de combustível e tempo nessa correria.

10. Congelar não é crime!

Eu não tenho tempo (quem dera tivesse) para ir ao açougue todo dia e nem toda semana, então eu compro carne geralmente 1 vez ao mês, chego em casa, congelo em porções, e assim sempre tenho a mão o que preciso. Carne fresca é melhor? Pode até ser, mas não vejo problema algum em fazer uso da carne congelada, até porque tempo é coisa rara hoje em dia e temos que aproveitá-lo não é mesmo?

11. Testando receitas.

Quem gosta de cozinhar está sempre querendo testar alguma receitinha nova, então o ideal é você já pensar em quais as receitas irá fazer durante o mês e já comprar os ingredientes para evitar aquela "passadinha" no mercado, onde certamente você irá deixar no mínimo R$ 100,00. Porque pode perceber, você sai com 3 sacolas do mercado e geralmente deixa algo em torno desse valor.

12. Não faça compra de estômago vazio.

Fazer compras com fome deveria ser considerado um crime. Óbvio que diante de tantas delícias e tentações seu subconsciente vai ficar doido e irá te obrigar a levar mais coisa do que você realmente precisa. E isso também vale para as crianças, se possível, deixe os pequerruchos em casa.


13. Experimente novas marcas.

Tá, eu concordo com você que é difícil abrir mão de algumas marcas, eu por exemplo não mudo de de sabão em pó e nem de maionese, mas alguns produtos, principalmente quando levam a própria marca do supermercado, são tão bons quanto os outros e se você reparar no fabricante, vai perceber que muitas vezes já os adquire porém com outra marca. Então experimente, no final a economia será grande.


14. Alimentos coringa.

Ou seja, coisas que nunca faltam em casa e que sempre me quebram um super galho: creme de leite, funghi secchi, milho verde, ervilha congelada, calabresa, carne moída, mussarela (que eu também congelo em porções), arroz arbóreo, tomate pelado, ovos, temperos secos (orégano, manjericão, pimenta calabresa), batata, cenoura, cebola e caldo de carne. Estes geralmente são os que ainda resistem no final do mês, e se você pensar bem, poderá ver a infinidade de receitas que podemos preparar com estes ingredientes."


Valeu, Fla =) Nossa casinha e nosso bolso agradecem!


Pra ajudar na hora de ir anotando os itens da lista que vão acabando, um item super lindinho e criativo da Imaginarium:
LISTA DE COMPRAS PUTZ - VERDE
O que falta dentro da geladeira você anota na lista estrategicamente fixada na porta por manta magnética. Vem com canetinha-ímã com apagador e tudo. R$ 21,90.

Detalhe: vocês repararam nas latinhas LINDAS porta-mantimentos da foto lá de cima? Ownnnnn, que coisa mais fofinha-inha-inha!!!!
 
Caso você precise de uma ideia para preparar sua lista, encontrei estes dois sites que já disponibilizam uma lista que você poderá imprimir. Clique neste link para ir ao primeiro site e neste link para ir ao segundo.
 
2. Lista para anotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF