segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar

Minha mãe me telefonou toda maravilhada com esse bolo que ela viu no programa da Catia Fonseca, principalmente porque não leva farinha e nem açúcar, e pasmem: é uma delícia e muito simples de se fazer!

Adaptei as quantidades para render uma forma de bolo inglês (e porque eu tenho mania de mudar receitas mesmo). Usei:
- 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);
- 1/2 xícara de uvas passas pretas;
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
* Minha xícara medidora tem 220ml.
Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.
Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).
Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos. 
* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes: 
- Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito. Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce.
- Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura).
- Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

Fonte: http://www.panelaterapia.com/2013/04/bolo-de-banana-sem-farinha-e-sem-acucar.html

Um comentário:

  1. Eu fiz este bolo no curso light e diet, me surpreendi bastante. Mesmo não levando farinha e açúcar , ele fica doce por causa da banana e das passas e fica com uma ótima consistência por causa da aveia.Mto bom,eu recomendo que todos façam.É delicioso, bom para cesta de café da manhã.

    ResponderExcluir

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF