sexta-feira, 12 de abril de 2013

Laminado de Batatas

Laminado de Batatas

Eu queria chamar essa receita de Mil-folhas de Batatas, mas, mesmo lendo e estudando as malditas novas (que já são velhas) regras ortográficas, não consegui descobrir se o correto "milfolhas" ou se permanece o hífen. Alguém sabe como fica nesse caso?
De qualquer maneira a receita é uma espécie de "lasanha" com camadas de batata e creme. Delícia!

Eu comi algo parecido no Chile (veja aqui) e encanei de fazer em casa. O sabor ficou bem parecido, a aparência nem tanto. Eu acho que a receita original (do Chile) foi feita em forma de bolo inglês e depois fatiada, só que tem que esperar ela estar morna para fatiar para conseguir cortar perfeitamente. A dona ansiedade aqui cortou assim que saiu do forno, mas no fim deu certo. Vamos à receita:

Comece pelo creme, misturando:
- 100ml de creme de leite sem soro;
- 2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou requeijão);
- 1 gema;
- sal e nóz moscada à gosto.
* É importante que o creme fique bem salgadinho porque não vai sal nas batatas.
Fatie 6 batatas em lâminas bem finas. Usei esse fatiador de legumes que a Keita me mandou e é excelente (antes eu usava o processador, mas o bocal dele é estreito e só dava para fatiar batatas pequenas).
Unte um refratário com manteiga ou margarina e comece com uma fina camada de batatas, depois creme (também em pouca quantidade) e vá intercalando. Ao final, termine com creme e queijo parmesão ralado.
Leve ao forno médio preaquecido coberto com papel alumínio por 35 minutos. Retire o papel e volte ao forno para gratinar (o meu fica bonitão assim porque o forno tem grill).
* Se você preferir, pode fazer o molho branco (ou béchamel) e misturar uma gema (a gema serve para deixar firme feito torta, senão na hora de cortar desmancha).
Esta receita rende 6 porções

Fonte: http://www.panelaterapia.com/2012/11/laminado-de-batatas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF