terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bolo de milho, coco e fubá

BOLO DE MILHO, COCO E FUBÁ

 





BOLO DE MILHO, COCO E FUBÁ


Essa é mais uma sugestão para as festas juninas. O mês de junho já se foi, mas os festejos ainda continuam julho a dentro em muitos lugares do Brasil.


Há cinco anos atrás quando eu cheguei aqui no oeste paulista, na primeira temporada de festas juninas aprendi a receita desse bolo de milho fácil, rápido e delicioso. Desde então ele se tornou presença obrigatória não só nas festas juninas, mas durante o ano todo. E também já perdi a conta das vezes que repassei a receita que além de tudo é muito prática, feita no liquidificador.

Tenho só algumas observações a fazer – milho fresco não serve, tem que ser milho em conserva realmente, e o coco deve ser seco, não serve aquele que já vem úmido e adoçado, portanto observe e leia bem a embalagem. E use 100g realmente, usar a quantidade de coco correta é fundamental para que o bolo fique com a textura que você vê nas fotos.


Quando você estiver fazendo a massa que é bem mole você terá a impressão que se trata de um bolo cremoso, mas ao provar verá que apesar de bem úmido ele é bem fofo e de textura flocada.


Meus queridos, agora que já falei da receita de hoje eu gostaria de aproveitar esse post para agradecer. Agradecer aos novos seguidores, aos amigos que sempre passam por aqui, aos comentários que tanto me alegram mesmo sem que eu possa ainda retribuí-los. O tempo é um grande obstáculo para mim e às vezes tenho que optar por fazer visitas ou postar e acabo me decidindo pela segunda opção por que minhas demoras às vezes se alongam demais.


Os dias estão menos doloridos, mas ainda não consegui acertar meus passos, por isso eu continuo pedindo desculpas por minhas demoras em responder aos e-mails, corresponder às novas visitas, convites e comentários, atender um pedido ou mesmo cumprir com uma promessa que eu tenha feito.


Os dias melhores ainda estão tímidos, mas com certeza eles virão, enquanto isso eu deixo com todos vocês além da receita dessa delícia de bolo a minha sincera gratidão.







Ingredientes

4 ovos
1 lata de milho (com a água)
1/2 lata (do milho) de óleo de milho ou de canola – use a lata vazia de milho como medida
2 xícaras (chá) mal cheias de açúcar – eu uso 1 e1/2 xícaras
1 xícara (chá) de fubá
100 g de coco desidratado – não pode ser úmido e nem adoçado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Antes
__ Unte e enfarinhe uma forma de anel com cerca de 25 cm de diâmetro. Se preferir use uma assadeira retangular de tamanho correspondente.

__ Pré-aqueça o forno a 180°.

No copo do liquidificador coloque o milho em conserva com sua água e os ovos. Bata muito bem até ficar homogêneo.
Acrescente o óleo, o açúcar e o fubá, bata novamente. Então acrescente o coco e o fermento e bata dessa vez somente para misturar.
Passe a massa para a forma preparada e leve ao forno já aquecido e asse até que fique firme e a superfície fique bem dourada. Após uns 25 minutos de forno se achar que deve você pode abaixar a temperatura do forno. Levará aproximadamente 40 a 45 minutos para ficar pronto, teste inserindo um palito no centro do bolo que deverá sair seco.
Espere esfriar totalmente para desenformar. Como ele descasca um pouco quando  é desenformado polvilhe com um pouco de açúcar ou com açúcar com canela.

Observações dessa cozinha

__ Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml




Será uma das guloseimas concorridas da festa. Prepare-se também para repassar a receita!

 
Fonte: http://cozinhaepoesia.blogspot.com/2010/07/bolo-de-milho-coco-e-fuba.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF