terça-feira, 5 de outubro de 2010

Hamburguer rústico com abacaxi caramelizado

Hamburguer rústico com abacaxi caramelizado


Eu queria hamburgueres simples, saborosos e ligeiros, por isso, tudo que fiz foi temperar uma carne moída light e fantástica que eu tinha (sem gordura nenhuma) com sal, pimenta calabresa, cebola picada, ciboulette e um alho amassado. Só isso e nada mais. Não coloquei farinha, ovo, aveia, nada pra dar liga, apenas moldei-os grosseiramente, na mão mesmo, e levei para a chapa quente com um fio de azeite.
Não se pode mexer neles até que fiquem dourados na parte em contato com a chapa. Só então pode-se virá-los e deixar que dourem o outro lado.

Ah! Também não se pode esturricá-los viu? Por dentro, no meio, eles devem estar tenros e rosados, esse é o meu ponto preferido.

Na mesma chapa coloquei um pouco de óleo de girassol e umas gotinhas de óleo de gergelim, juntei cebola e abacaxi em cubos, uma colher de sopa de açucar mascavo e um pouco de molho inglês. Deixei tudo caramelizar, temperei com uma pitadinha de sal e pimenta do reino moída na hora e ralei um pouco de gengibre (pense num aroma delicioso!).

Servi o hambúrguer com o abacaxi, um arroz branco fresquíssimo e alface americana com molho de laranja à parte.

Comi mais do que deveria, é verdade, mas continuo firme no propósito de eliminar o excessos, principalmente os da minha (no momento inexistente) cintura =)


(hambúrgueres na chapa e o abacaxi caramelizando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF