terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pernil de Panela

Pernil de Panela


Bom, depois que eu vi a receita da Flá de pernil, (clique para ver a receita da Flávia) confesso que não sosseguei enquanto não fiz a minha... Depois a gente fala que só criança fica com vontade?? Que nada. Eu fiquei mesmo babando. Mas não estava a fim de usar o forno só para um pedaço de pernil, então o jeito foi fazer na panela mesmo. E ficou super bom. Confere o passo a passo.

Bom, primeiro, separe os temperos. Aqui eu usei um maço de salsa bem picadinho, uma cebolinha em rodelinhas, e dois ramos grandes de alecrim fresco, tudo da minha hortinha:


Depois, peguei quatro cebolas grandes, descasquei e cortei em rodelas, grosseiramente, por que se forem muito finas, elas desaparecem depois e deixei junto uma cabeça pequena de alho, também descascado:


No dia anterior, limpei a carne, tirando a gordura e cortei em pedaços grandes. O pernil é uma carne muito macia, saborosa, e comprei uma "bolachona" que estava com preço muito bom no mercado 6,70 o quilo. Aqui tem mais ou menos um quilo e meio. Tirei também os pedaços de osso. Deixei marinando na geladeira com alho, vinagre, orégano e sal. Confere só:


Bom, a seguir é colocar na panela para fritar. Isso é importante por que vai selar a carne por fora, mantendo-a suculenta por dentro. Usei óleo de milho. Dourei os pedaços e fui reservando:


Mantenha o fogo alto durante o processo, que é para não formar água. Se usar fogo baixo, a carne solta água e não doura, e depois ainda fica seca demais.


Depois que todos estavam bem douradinhos, retirei o óleo da panela e coloquei a cebola e os dentes de alho. Isso se chama "deglacê", ou seja, a cebola vai dourar naquela crostinha que se formou no fundo da panela, absorvendo os temperos. Mantenha o fogo alto e vá mexendo sem parar.


Depois que dourou, ficou assim:


Daí acrescentei o restante da marinada que tinha sobrado na travessa, acrescentei as ervas e voltei a carne para a panela, ainda mantendo o fogo alto. Assim:


Acrescentei meia xícara de água, esperei ferver, abaixei o fogo e tampei. Ficou uns quinze minutos. De vez em quando uma mexidinha. Acertei o sal e o resultado final foi este: 




Muito bom mesmo. Não foi na pressão por que não precisa. Um arroz branquinho e uma salada e você tem aí uma comida de sustância. Faltou a farofa, que eu esqueci de comprar. Rende muito, só para você ter idéia, aqui somos em cinco, todo mundo comeu e ainda sobrou, que foi para o freezer. Vocé pode mudar a quantidade dos temperos a seu gosto, aqui a gente usa muuuito alho e muuuita cebola, mas pode acrescentar também uma pitadinha de canela, ou pimenta, um pouco de shoyo também vai bem, só que eu não tinha. Ajuda a dar uma cor e dá um gostinho bom também. Enfim, rápido, barato, rende e sustenta. Outra possibilidade, mais demorada, mas igualmente deliciosa, é assar o pernil na panela do mesmo jeito, só que em um pedaço grande, e depois desfiar, tipo quando a gente faz carne louca. Fica bom demais. Espero que gostem. Até a próxima então...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF