quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Torta de Presunto

Torta de Presunto



Nessa última semana estive às voltas com tantas questões que tiveram de aguardar definição, que joguei tudo para o alto e resolvi me permitir um descanso: sentei na frente do PC e fui percorrer as labirínticas veredas da Internet. Digo labirínticas porque, uma vez dentro delas, a gente dificilmente encontra a saída. Um blog leva a outro e os caminhos se bifurcam e, se brincar, o dia vira noite, sem que a gente se aperceba. Mas pelo menos pude visitar alguns blogs (e ainda faltam tantos!) e me atualizar sobre o que há de novo nessas paragens. Só que, com isso, o meu propósito de atualizar as postagens do meu próprio blog foi para o espaço: quando eu me dava conta, já passava da hora de dormir! Evidentemente, eu não passei dias inteiros conectada, só parte da tarde e noite. E na outra parte do dia eu trabalhei e cozinhei bastante. Fiz, por exemplo, essa torta, que foi muito apreciada pela turma daqui; e também esse pão (do qual também gostaram), bem como "otras cositas más".

Torta Salgada de Presunto e Queijo

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços
1 gema de ovo
1/3 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de água fria

Preparo
Unte e enfarinhe uma forma de abrir de 22 centímentros de diâmetro e reserve-a. Misture a farinha com o sal. Junte a manteiga aos poucos, misturando com as pontas dos dedos (sem mexer muito), ou com um misturador de massa, até formar uma farofa. Adicione a água  e a gema e misture-as rapidamente, até obter uma massa lisa. Achate a massa, cubra-a com um pedaço de plástico grande e abra-a com um rolo de massa. Corte um disco de massa do tamanho do diâmetro da forma e estenda esse disco no fundo da forma. Com o restante da massa corte tiras de uns cinco centímetros de altura, e fixe-as nas laterais da forma, unindo-as também ao disco do fundo. Reserve-a.

Recheio

1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 lata de creme de leite (300g)
4 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
200 g de presunto picado
200 g de queijo mussarela cortado em cubinhos
1/2 colher (chá) de sal
1/3 colher (chá) de orégano (ou a gosto)
1/4 xícara de azeitonas sem caroços picadas

Preparo
Bata no liquidificador (para misturar): o iogurte, o creme de leite, os ovos o sal e o queijo parmesão.  Ponha a mistura numa tigela e adicione o queijo mussarela, o presunto, as azeitonas e o orégano. Misture bem e despeje tudo na forma reservada. Leve a forma ao forno médio (180ºC) e deixe que asse por uns 45 minutos, até que a torta comece a corar e o recheio fique firme.

Nota:
01) É preferível (se possível) preparar a massa dessa torta num processador de alimento (fazendo o aparelho pulsar para misturar e ligar os ingredientes). Esse tipo de massa não deve ser muito manipulada, o que ocasionaria o desenvolvimento do glutén, resultando numa massa dura e pesada.
02) Essa receita é uma adaptação de outra, publicada na revista Receita de Minuto.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF