segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bolo de chocolate preguiça

BOLO DE CHOCOLATE PREGUIÇA




 Olá, meninas esse bolo é simplesmente maravilhoso, essa foto pertence a Laura do blog Só Receitas Simples e esta receita eu achei lá também, obrigada por dividir com a gente, bjs para vc Laura.

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas


Massa (NÃO tem ovos)
1. 2 xícaras de chá de farinha de trigo
2. 1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado
3. 1 colher sopa de fermento em pó
4. 1 colher de chá de sal
5. ½ colher de sopa de essência de baunilha

6. 250g de manteiga
7. 4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (80g)* (uso Nestlé)

8. 1 xícara de chá de leite

Calda. 2 xícaras de chá de água fervente
. 2 xícaras de chá de açúcar refinado
. 4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (80g)* (uso Nestlé)

*Usei colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (20g cada colher) e a calda ficou bem mais espessa que a da receita original, mas adoro calda grossa. Se você preferir a calda fina, diminua a quantidade de chocolate para 15g por colher.







Preparo

A. Peneire 8 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (160g) e divida em duas porções iguais. RESERVE.

B. Calda (inicie por ela)
Ferva a água num papeiro de bico, desligue o fogo e acrescente o açúcar e metade do chocolate em pó reservado. Mexa bem até homogeneizar. RESERVE.

C. Massa
1. Acenda o forno a 200º.

2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de 30x5cm (usei de 30x4cm)**.

4. Ponha numa panela pequena a manteiga e a outra metade do chocolate em pó reservado. Leve ao fogo mexendo sempre até obter uma mistura homogênea, mas sem deixar ferver. RESERVE.

5. Numa tigela grande peneire os ingredientes 1 a 3, nesta ordem. Acrescente os ingredientes 4 e 5 e NÃO misture ainda. Ponha toda a manteiga derretida com o chocolate de uma só vez e a seguir, o leite. Então comece a misturar com uma colher de pau ou espátula de silicone. Use depois um fouet para ajudar a obter uma mistura bem homogênea.

6. Verta a massa na forma. Dê uma misturada na cobertura que está na panela e derrame por cima da massa aos poucos, na zona que fica entre o centro e a borda da forma, rodeando toda a forma. -- Para entender melhor, assista aos três vídeos da Band mostrando como se faz este bolo. -- Fica, no final, uma mistura tão líquida que você não acredita que “aquilo” vá formar um bolo boiando sobre uma calda, mas forma.

7. Leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Sabe-se que está assado quando as bordas se soltam da forma, encolhendo e deixando aparecer um pouco da calda entre o bolo e as paredes laterais da forma (lado esq. da foto 3), a parte de cima está corada, e ao colocar-se rapidamente o dedo em diferentes partes da superfície, percebe-se que há uma crosta semelhante a de um bolo bem fofo. Quando retirar do forno, se você fizer com as mãos movimento para girá-lo, o bolo gira facilmente, mostrando que está boiando em cima da calda. Quando retirar, coloque sobre uma grade.

8. Espere 10 minutos, ponha a forma sobre um banquinho (lado dir. da foto 3: por ser alto e estreito, facilita muito na hora de pegar e de virar para desenformar) e cubra com o prato ou bandeja de servir, que deve ser grande e ter as bordas altas, pois tem bastante calda. Na hora de desenformar, use luvas de silicone ou um pano de prato de cada lado da forma onde vão ficar seus dedos; aperte bem a forma contra o prato (com os polegares em cima do prato de servir e os outros quatros dedos de cada mão embaixo da forma) e vire para fora, JAMAIS para o seu lado, para que a calda quente que cair, não o faça em cima de você. Ponha então sobre o banquinho e depois coloque onde desejar. Use luvas de silicone para remover a forma de cima do bolo. Sirva morno ou frio. Morno é delicioso.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF