terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bolinho de Atum Assado

Bolinho de Atum Assado: Petisco Light

 Hoje faz exatamente 1 mês que estou nessa "vida light", ô derrota! Fiz brigadeiro de copinho para minha alunas, fiz um bolo natalino para fotografar para uma revista (depois conto p/ vocês) e não comi nadinha, nem um "cadim"! 1 mês sem açúcar, sem fritura, quase 100% sem farinha branca, e já foram 5 kg embora. Eu sei que é bastante, mas isso é proporcional ao que se precisa perder. E eu ainda tenho uma looonga caminhada. Mas dessa vez eu vou em frente, porque se o mundo acabar em 2012 eu bato magra na porta do céu meu povo! Meu lema é: Por um fim de mundo mais leve! Hahahahaha!

Essa é mais uma receita que eu já dei aqui no blog, mas acabei aprimorando algumas coisas então vou postar a versão final do bolinho.

A primeira coisa que eu modifiquei foi a maneira de cozinhar a batata. Se você vai fazer uma receita que precisa de uma batata bem sequinha, a melhor maneira é descascar, picar em pedaços grandes, colocar em um saquinho (qualquer saquinho transparente), fazer alguns furinhos no saco plástico, amarrar e levar ao microondas. Quem me ensinou a fazer assim foi a Elen, uma chef de cozinha que conheci no concurso do  Hortifrut Oba. Para cozinhar 2 batatas médias, no meu microondas, em potência máxima, levou 4 minutos.

Agora vamos à receita:
2 batatas médias cozidas
1 lata de atum (uso o sólido ao natural)
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
Ervas (secas ou frescas) de sua preferência
sal e pimenta do reino (o quanto você achar necessário).

Se você tiver processador, manda tudo para dentro e processa até virar massa. Se não tiver, amassa a batata como se fosse fazer purê e junta o restante dos ingredientes. Esprema muito bem o atum para que ele fique totalmente sem água ou sem óleo senão o bolinho fica mole, certo?
Para enrolar, passe azeite nas mãos e faça bolinhas. Leve ao forno e quando a parte que está em contato com a assadeira formar uma casquinha, vire para formar do outro lado. Esse bolinho é muito delicado, vire com cuidado.

Servi com creme de espinafre. Para ver a receita do creme, clique --> AQUI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF