sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Torta Falsa de Siri

Torta Falsa de Siri

Bookmark and Share
Tenho por hábito colocar nome nas coisas. Assim, quando não há nada programado para comer, olho o que tem na despensa e freezer, então invento ou procuro uma receita que se adapte aos ingredientes que tenho. Este é o “dia-do-pobre”.
Num desses “dias-de-pobre”, achei sardinha: imediatamente lembrei-me que tinha visto e copiado uma Torta Falsa de Siri à base de sardinha. Fiz a tal torta, mudando o azeite de oliva por azeite dendê. Todos aqui apreciaram muito, mas achei que uma lata sardinha fora pouco, e desta vez fiz a receita empregando duas latas grandes. Ah! Agora, sim, ficou do meu gosto.
A sardinha misturada com o repolho adquire um sabor que se assemelha ao do siri, enquanto o azeite dendê dá um toque especial, bastante agradável ao paladar. O resultado é um prato mui gostoso, barato e fácil de fazer, que pode ser servido sozinho como lanche, como prato principal num almoço descontraído ou como acompanhamento de outros pratos numa refeição mais elaborada.
Créditos: Petit Chef

Ingredientes *Colher de chá: 2,5ml *Colher de sopa: 15ml
1. 1 repolho médio cortado em tirinhas bem finas (1,1-1,2kg)
2. 2 colheres de sopa de azeite dendê
3. 3 dentes grandes de alho espremidos
4. 1 cebola média cortada em cubinhos
5. 1/2 pimentão médio cortado em cubinhos
6. 2 pitadas de pimenta do reino
7. 2 colheres de chá rasas de sal
8. ¼ de molho médio de coentro
9. 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)
R
10. 2 colheres de sopa de azeite dendê
11. 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
12. 2 latas de sardinha grandes, escorrido o óleo
R
13. 4 claras em neve (de ovos grandes)
14. 4 gemas (de ovos grandes)
15. Queijo ralado para polvilhar (usei 200g de queijo coalho maturado)
R
Preparo
1. Numa panela bem grande, faça um refogado com o azeite dendê. Frite o alho até dourar, acrescente a cebola e o pimentão e frite até a cebola ficar transparente. Adicione a pimenta do reino e o cheiro verde, e misture. Junte o repolho e refogue até amaciar. Acrescente o leite de coco e cozinhe até reduzir bastante o molho. Deve ficar apenas úmido.
2. Ponha o azeite dendê e misture. Tire a panela do e adicione aos poucos a farinha de trigo, espalhando-a com as mãos, como se fosse um chuva de pó. Misture bem, volte a panela ao fogo e deixe cozinhar 1-2 minutos
3. Adicione a sardinha bem esfarelada e misture bem. Acrescente o sal e prove para ver se está ao seu gosto. RESERVE
4. Acenda o forno a 250º.
5. Unte com margarina um marinex retangular médio de 30x20x4cm.
6. Após 10 minutos de aquecimento do forno: bata as claras em neve bem firme na batedeira, acrescente as gemas e uma pitada de sal. Bata mais.

7. Junte metade dos ovos batidos ao repolho refogado. Ponha esta mistura no marinex e regularize com uma colher. Espalhe por cima o restante dos ovos e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida e veja que coisinha saborosa você acabou de fazer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF