quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bolo de Chocolate

A chácara da tia Melô – mãe de minha amiga Lucci- é uma rota de fuga, quando estamos à beira de um ataque de nervos. A família é tão hospitaleira , que nos sentimos “muito da casa” -amizade de 13 anos!-a ponto de ter a liberdade de bater um bolinho quando bem entender.
Essa receitinha veio do caderninho manuscrito de receitas da Tia Melô e ficou uma delícia! Super levinho, fofinho e doce na medida. Como optei em assar numa assadeira retangular, aumentei a calda em 50%- para também fazer um agradinho ao maridão, fã absoluto de calda de chocolate- se você optar por uma fôrma de anel, acho melhor diminuir um pouquinho, senão terás um petit gateu do avesso.

Bolo de Chocolate da Tia Melô

Ingredientes:
1 copo americano de óleo
1 copo americano de café forte quente
4 ovos em temperatura ambiente
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
14 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento em pó


Calda:6 colheres margarina
8 colheres chocolate em pó
4 colheres de leite
4 colheres de açúcar
Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador – eu bati na mão, com um fouet. Despeje a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido (180oC) por cerca de 25 a 30 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco. Amornar o bolo, antes de jogar a calda.
Calda:Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, até obter fervura. Cozinhe em fogo baixo, até engrossar…cerca de uns 7 minutos. Aconselho esfriar a calda ligeiramente, antes de vertê-la sobre o bolo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF