Bem, agora que o dias das bruxas já passou, sabemos que o Natal vem a galope. Todo ano eu me enrolo com os posts que pretendo publicar nesta época, e acabo não postando nada. Para evitar isto, resolvi ir logo postando as opções que tenho à mão, de modo que em breve devem aparecer outros posts sobre o tema. Tomei conhecimento desta tortinha, que tem muitos fãs, através da Márnia Einsfeldt. É um doce realmente gostoso e uma ótima opção de sobremesa para o Natal, mas da próxima vez em que for fazê-la, pretendo reduzir a gelatina à metade da quantia indicada na receita, pois prefiro os cremes e mousses mais cremosos que rijos, como acontece nesta torta. Mas, é questão de gosto, então transcrevo a receita como foi publicada.
Ingredientes
300g de bolacha tipo maria (são as bolachas que o resto do mundo conhece como digestivas)
1caixa de Bis preto (Bis é um bombom feito de camadas de waffer intercaladas por camadas de chocolate)
1caixa de Bis branco
Para o creme preto
1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate escuro (a barra pode ter de 150 a 200g. Usei 200g de chocolate meio amargo)
1 lata de creme de leite (300g)*
1envelope de gelatina sem sabor (12g)
Creme Branco
1lata de leite condensado
1barra de chocolate branco (a barra pode ter de 150 a 200g. Usei 200g de chocolate branco macio)
1lata de creme de leite (300g)
1envelope de gelatina sem sabor (12g)
Crocante de Castanhas
200g de castanhas de caju (usei nozes comuns)
5colheres de açúcar
Preparo do Crocante de Castanhas
Leve ao fogo as castanhas com as 5 colheres de açúcar e mexa até que fique levemente dourado. Depois de retirar do fogo, continue mexendo para que as castanhas fiquem soltinhas.
Preparo da torta:
Numa forma de aro removível (usei uma de 20cm de diâmetro, mas sobrou creme e biscoitos, melhor usar a forma indicada na receita, de 26cm de diâmetro) coloque as barrinhas de chocolate Bis, lado a lado, alternando a cor preta e branca. Preencha toda a lateral da forma. Molhe as bolachas num pouco de leite e faça o fundo da torta e reserve. Derreta o chocolate, misture o creme de leite e o leite condensado. Dissolva a gelatina em pó, conforme instruções da embalagem, e adicione-a ao creme de chocolate e mexa bem. Deixe ficar um pouco consistente, mas não muito, senão fica difícil de espalhar. Faça o mesmo procedimento com o chocolate preto. Monte a torta espalhando uma camada de chocolate branco sobre o fundo e sobre este, espalhe uma parte do crocante de castanhas; espalhe sobre o crocante mais uma camada de bolachas molhadas no leite, creme de chocolate e assim vá alternando as camadas. Finalize com creme de chocolate branco e crocante de castanhas.
IMPORTANTE: As camadas não devem ultrapassar a altura da barrinha lateral de Bis, pois não se conseguirá desenformar a torta. Leve-a para gelar no freezer ou congelador e depois desenforme com cuidado. Esta torta pode ser congelada por 60 dias.
* A quantidade de creme de leite do primeiro creme foi alterada de 1 caixinha para 1 lata, porque depois de postar a receita (que está comigo há muitos meses) verifiquei que a própria Márnia fez esta alteração na receita
* A quantidade de creme de leite do primeiro creme foi alterada de 1 caixinha para 1 lata, porque depois de postar a receita (que está comigo há muitos meses) verifiquei que a própria Márnia fez esta alteração na receita
Nenhum comentário:
Postar um comentário