Camarão ao molho de mostarda à l’ancienne com gengibre, mel e gergelim
Para aqueles dias em que você estiver enjoadinha pra comer ou quiser se surpreender com um prato ousado, levemente picante e muito saboroso.
Camarões
500g de camarão limpo (sem casca e tripas)
suco de 1 limãoFondor à vontade para temperar
Deixe os camarões temperando no suco de 1 limão e fondor por uns 20 minutos. Enquanto isso, faça o molho em duas etapas:
Molho - parte 1
3 colheres (sopa) de gergelim branco cru3 colheres (sopa) de azeite extra virgem1 colher (chá) de gengibre pisado no pilão
Aqueça o gergelim numa frigideira (sem óleo, nem azeite, nem margarina) em fogo baixo. Mexa sempre pra não queimar.
Vai subir um aroma delicioso, que minhas filhas comparam ao de pipoca estourando. Quando isso acontecer, observe os grãos de gergelim estalando. Assim que começarem a pular, é hora de acrescentar o azeite. Em seguida, acrescente o gengibre previamente esmagado no pilão, esfregando-o no fundo da panela com a colher de pau, para que transfira seu sabor para o azeite quente.
Junte os camarões ao azeite, aos poucos, com cuidado para não juntar água. O ideal é colocar no máximo 10 camarões por vez. Não os deixe fritar por mais de 3 minutos, para que não fiquem borrachudos. Reserve-os num prato aquecido e continue fritando o restante.
Molho - parte 2
Numa panela pequena e funda junte:
5 colheres (chá) bem cheias de mostarda à l’ancienne3 colheres (chá) de mel de abelha4 colheres (sopa) de leite de coco1 colher (sopa) de ajinomoto
Com um fuet, ou colher furada, mexa a mistura e leve ao fogo brando.
Prove e ajuste ao seu gosto. Eu prefiro um sabor levemente adocicado, sem ficar enjoativo, picante e refrescante ao mesmo tempo. O ajinomoto é um realçador de sabor que vai equilibrar o doce excessivo do mel. Se achar muito doce, ponha mais ajinomoto, se achar muito picante, acrescente um pouquinho mais de leite de coco. Quando ferver, estará pronto.
Jogue sobre os camarões reservados.
A textura dos grãos da mostarda à l’ancienne com os grãos de gergelim e a maciez da carne do camarão formam uma parceria perfeita! Também aprovei a refrescância do gengibre com o agridoce do molho de mostarda e mel.
Fonte: http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/2010/11/camarao-ao-molho-de-mostarda-l-ancienne.html
Fonte: http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/2010/11/camarao-ao-molho-de-mostarda-l-ancienne.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário