Bolo de Banana com Caramelo
Mesmo quem não gosta de bananas (como é o caso da minha Corte), vai amar este bolo. Como disse minha querida Verena, do Mangia Che Te Fa Bene (de onde descobri esta delícia) é um bolo para guardar nos favoritos.
Esta receita de caramelo é uma coisa do outro mundo.
Façam....e use em outros tipos de bolo.
A Verena sugeriu guardar metade do caramelo pronto para outra receita. Eu gostei tanto que usei todo - parte para rechear e abusei na cobertura (infelizmente não tenho habilidade suficiente para fazer uma decoração tão linda como o que ela fez).
A receita, tal qual está no Blog:
Banana-Caramel Cake
(usei xícara de 200ml)
Dá para 2 formas redondas de 23cm diâmetro ou uma forma de buraco grande (foi essa que usei).
Massa:
2 1/2 xícara de trigo
2 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 1/4 xícaras de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk (use uma colher de sobremesa de vinagre ou suco de limão para talhar o leite – espere 5 minutos para empregar)
1 xícara (aproximadamente 2) bananas bem maduras amassadas
Pré-aqueça o forno a 177ºC. Unte a forma com manteiga, enfarinhe e reserve.
Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
Em outra tigela maior bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Por último a baunilha.
Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos. Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.
Leve ao forno para assar até que fique dourado ou passe no teste do palito. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo.
Se preferir o bolo pode ser cortado ao meio e recheado também, a cobertura rende muito. Eu prefiro assim só como cobertura e guardo o resto para outro bolo….
Cobertura de caramelo: (assim que resolvi fazer a receita comprei um termômetro culinário, nunca fiz sem. Não é caro e dá para usar em muitas outras receitas.)
3 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)
1 1/2 xícaras de creme de leite (uso o de caixinha mesmo)
suco de meio limão (ajustei esta quantidade para meu gosto)
5 colheres de manteiga gelada cortada em pedacinhos
Misture numa caçarola o açúcar mascavo, creme de leite e suco de limão. Ajuste o termômetro culinário com o clipe na panela e leve ao fogo médio até que chegue a 238ºF/114ºC – chamado de estágio de bala mole.
Remova a panela do fogo e deixe esfriar até que a temperatura chegue a 140ºF/60ºC. Retire a manteiga da geladeira e coloque sobre a mistura de caramelo.
Remova o termômetro e bata com batedeira em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. A receita original orienta que seja usado imediatamente. Prefiro esperar alguns minutos para que o caramelo endureça mais um pouquinho e não escorra ao ser aplicado no bolo. Mas não espere muito senão a consistência fica muito dura e dífícil de espalhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário