quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Peixe ao molho de catupiry e mostarda

Peixe ao molho de catupiry e mostarda


Sempre achei a combinação peixe + queijo um tanto quanto perigosa. Mas como a ideia é sempre aproveitar o que temos na geladeira e eu tinha um pouquinho de requeijão tipo catupiry perdido por lá, pensei comigo que talvez um molhinho para o peixe ficasse bom fazendo uso do mesmo.

Agora, de verdade eu vou começar a comer mais peixe, porque minha mãe (valeu manhê!) mudou a loja e do ladinho da loja tem uma feira toda quarta-feira, então, na terça eu ligo e passo minha listinha, e mamãe Néia gentilmente faz a feira pra mim!


Na semana passada ela me trouxe lindos filés de merluza, estavam altos, e eram enormes. Nem acreditei que fosse merluza. Aí pensei em fazê-los grelhados com legumes, mas como disse no começo do post, resolvi mudar de ideia e fazer um molho de mostarda em grãos, catupiry e creme de leite, e olha, com tantos "hummmmmm" que ouvi do marido, certamente farei a receita mais vezes.

Ingredientes:

- 8 pedaços de filés de merluza (eu comprei 4 filés grandes e parti na metade)
- suco de 1 limão siciliano
- 1 col. café de lemmon & pepper
- sal a gosto
- 2 col. sopa de azeite
- 1/4 xícara chá de vinho branco seco
- 2 col. sopa de requeijão tipo catupiry
- 2 col. sopa de creme de leite
- 1 col. sopa de mostarda L'ancienne (em grãos)

Preparo:

- Tempere o peixe com o suco do limão, o lemmon & pepper e sal a gosto. Reserve por 20 minutos.
- Em uma frigideira aqueça 1 col. sopa de azeite e doure os filés até que fiquem dourados e cozidos. (Se necessário utilize mais 1 col. sopa de azeite para grelhar o restante dos filés)
- Reserve o peixe e na mesma frigideira coloque o vinho branco seco. Deixe evaporar um pouco.
- Coloque a mostarda, misture bem e junte o catupiry.
- Misture o creme de leite e caso queira um molho mais líquido, adicione umas colheres de água.
- Sirva por cima do peixe.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Gente sem brincadeira, ficou muito melhor do que eu esperava. O molho fica leve e combina muito com o sabor do peixe. Se você tiver um grill pode fazer o peixe nele também, para não fazer sujeira no fogão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF