quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mousse de Cajá e Chantilly de leite em pó

  

Olá amigos, bom encontrar vocês...

Outro dia, comentando com uma amiga, perguntei se ela sabia de alguma receita com Jambo (adoro essa fruta, mas não tenho idéia do que se possa fazer com ela; na verdade queria fazer uma mousse de Jambo para ver o que dá...). Ela me deu algumas dicas e foi então que resolvi fazer uma mousse diferente (pelo menos para mim!). Fui ao supermercado e encontrei várias frutas que em breve serão testadas aqui nessa cozinha, mas decidi começar pelo Cajá. Foi uma tentativa que deu certo! E muito certo, já que o sabor é impressionante. Depois da mousse pronta, achei que deveria incrementar um pouquinho a sua apresentação. Optei por uma uma velha e conhecida receita de chantilly caseiro que, além de ser muito saborosa, é prática e rende bastante. Todos que comeram a parceria de mousse de Cajá e chantilly de leite em pó gostaram e aprovaram!!!! A cozinha fica feliz.... : )

 
Receitinha da mousse:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem o soro
300g de polpa de Cajá
1/2 pacote (de 12g) de gelatina sem sabor e incolor 

Dissolver a gelatina conforme indica o fabricante (queria uma consistência mais cremosa, por isso usei a metade do pacotinho). Colocar todos os ingredientes no liquidificador. Colocar numa travessa ou dividir em potinhos. Levar para gelar.

Receitinha do chantilly:

12 colheres (sopa) de leite em pó (eu usei Ninho)
12 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de emulsificante (usei Emustab)
1/2 copo tipo requeijão de água bem gelada

Bater na batedeira em velocidade máxima até atingir o ponto de chantilly.
Fonte: http://chocolatenacozinha.blogspot.com/2010/11/mousse-de-caja-e-chantilly-de-leite-em.html

2 comentários:

  1. Com o jambo podem ser feitas compotas e também mousse.

    ResponderExcluir
  2. Parece que a flor do jambeiro e o caroço da fruta podem ser aproveitados. Quem pesquisa e faz receitas com coisas que nem supomos que podemos comer é a Neide Rigo, dona do blog:http://come-se.blogspot.com.br/2015/01/e-tempo-de-jambinho-cereja-creme-de.html

    ResponderExcluir

Impressão

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF